(Blog do Jordan Bezerra, com Polêmica Paraíba, 30/07/2022, seguido de comentário nosso)
Um levantamento realizado pelo site Polêmicaparaíba, aponta que o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos), é o parlamentar com o apoio do maior número de prefeitos, na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa do estado, nas eleições de outubro.
O parlamentar conta com o apoio de 20 prefeitos paraibanos, seguido de perto pelo presidente da Assembleia Legislativa do estado, Adriano Galdino, (Republicanos), que tem declarado o apoio de 19 gestores para as eleições de outubro.
Segundo o portal, o deputado Caio Roberto (PL), conta com o apoio de 14 gestores e a ex-prefeita de Patos, Francisca Mota (Republicanos), tem 13 prefeitos com voto declarado ao seu nome, e Taciano Diniz (União Brasil), tem o apoio de 10 prefeitos.
Junior Araújo e Tião Gomes, ambos do PSB, terão o apoio de 9 gestores no pleito desse ano, enquanto Chico Mendes (PSB), Felipe Leitão (PSD) e Michel Henrique (Republicanos), terão o apoio de 8 prefeitos.
Ainda segundo o polêmica.com, os demais pré-candidatos de Patos, Ramonilson Alves (PSDB), e Germana Wanderley (Solidariedade), não tem apoio de nenhum prefeito da Paraíba.
Comentário nosso
O número de prefeitos que apoia um candidato não quer dizer grande coisa. Primeiro precisa-se saber o tamanho do eleitorado de cada municipio que apóia determinado candidato. Depois precisa-se saber qual o tamanho da liderança que cada prefeito tem sobre o seu reduto eleitoral. Tem prefeito que consegue levar a maior parte dos seus eleitores a apoiar determinado candidato e tem prefeito que não consegue transferir uma quantidade tão substancial. Quantos desses candidatos tem apoio de um prefeito em um município do tamanho de Patos? Patos pode dar mais de trinta mil votos a Francisca Motta. Será que algum destes candidatos tem algum munípio que lhe dê esta votação? Vinte municipios do tamanho de Quixaba não conseguem dar a um deputado os votos que Patos tem condições de dar a Chica Motta. (LGLM)