Marco Legal do Saneamento Básico: Dr. Ramonilson ressalta importância da ampliação do acesso ao tratamento de esgoto e ao fornecimento de água potável no Sertão e Cariri do Estado

By | 23/08/2022 8:23 am

Em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira, 22 de agosto, o Dr. Ramonilson Alves destacou a importância de acompanhamento por parte da população do cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei. 14.026/20) sancionado pelo Governo Federal em 2020 e que prevê até 2033, a oferta de 90% de tratamento de esgoto, 99% de acesso à água potável e encerramento dos lixões ao ar livre.

Segundo dados do IBGE, 60% dos paraibanos não têm acesso à rede de tratamento de esgoto. Em Patos, principal cidade da Região das Espinharas, os índices não chegam a 16%. Além disso, a Capital do Sertão vem sofrendo há anos com a problemática do Lixão, com incêndios frequentes.

“É fundamental que possamos debater com maior profundidade o referido Marco Legal. É preponderante envolvermos o Poder Público, a academia e a comunidade. É preciso que atentemos também à Política Nacional de Resíduos Sólidos e a democratização dos serviços de saneamento básico, tão urgentes no combate à mortalidade infantil e na propagação de doenças. São pautas desafiadas, mas exequíveis, a partir do empenho de nossas lideranças políticas e da participação popular”, concluiu.

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iconic One Theme | Powered by Wordpress