Presidente oscilou para baixo e ficou com 33%; escolha do candidato é definitiva para 79% dos eleitores
(Gustavo Queiroz, no Estadão, em
A quatro dias do primeiro turno da eleição presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou dois pontos para cima e abriu 13 de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto, mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 28. O petista aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para baixo em comparação com o levantamento da semana anterior e agora tem 33%.
O petista ganhou pontos entre as mulheres (de 45% a 47%), enquanto Bolsonaro ficou estável no segmento. Entre homens, Lula cresceu três pontos e agora é o candidato preferido de 45% deles. Já o chefe do Executivo caiu de 39% para 35%.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/EXLQQFDO45HDDLRBXR75JIEF3A.jpg)
A pesquisa também identificou que quase oito em cada dez brasileiros (79%) tem o voto como definitivo – 24% dos entrevistados dizem que mudaria o próprio voto para eleger o ex-presidente no primeiro turno.
Continua após a publicidade
A oscilação positiva de Lula registrada pela Genial/Quaest segue o observado por outros institutos de pesquisa divulgados nesta semana. Nos últimos levantamentos do Ipec – contratado pela TV Globo – e FSB/BTG, o petista oscilou um ponto para cima em comparação com a amostra anterior.
Na pesquisa Datafolha o ex-presidente oscilou dois pontos, dentro da margem de erro, e subiu a 47%. No levantamento da XP/Ipespe, Lula cresceu três pontos.
A pesquisa foi realizada entre 24 e 27 de setembro e entrevistou 2 mil eleitores presencialmente. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número o BR-04371/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.