Quaest: Lula tem 49%, e Bolsonaro, 41%; brancos e nulos são 6%, e indecisos, 4%

By | 13/10/2022 6:01 pm

No levantamento realizado há uma semana, o petista tinha 48%, e o presidente, os mesmos 41%

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na disputa presidencial de segundo turno, com 49% das intenções de voto contra 41% do presidente Jair Bolsonaro (PL), aponta pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (13).

No primeiro levantamento, realizado há uma semana, o petista tinha 48%, e o atual mandatário, 41% —a diferença entre eles, portanto, oscilou de sete para oito pontos percentuais. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Os indecisos variaram de 7% para 4% e os que pretendem votar em branco, nulo ou não votar, de 4% para 6%, indica o levantamento, que é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno das eleições – Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP

O quadro de estabilidade se explica pelas variações registradas em duas regiões: no Nordeste, Lula subiu seis pontos percentuais e tem agora 68% das intenções de voto, contra 24% de Bolsonaro. No Sudeste, o presidente cresceu cinco pontos e registrou 46%, contra 41% do rival.

Considerando apenas os votos válidos —que excluem os brancos e nulos e são usados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para totalizar o resultado das eleições—, o petista tem no total 54%, e o presidente, 46%, mesmo resultado da sondagem anterior.

Nesta rodada, a empresa de consultoria e pesquisa incluiu um novo cálculo considerando os eleitores com maior probabilidade de ir votar no dia 30 de outubro. Por essa conta, Lula tem 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47%.

O modelo de likely voter (eleitor provável) foi construído a partir de dados do comparecimento real no primeiro turno desta eleição e de pesquisas anteriores da Quaest, que demonstram uma diferença significativa entre a abstenção declarada e a abstenção real.

A porcentagem de eleitores decididos é semelhante entre os que dizem escolher o atual mandatário (94%) e o petista (93%). Considerando 1% dos lulistas que não responderam, 6% dos apoiadores de cada um ainda estão em disputa.

O levantamento mostra ainda uma movimentação significativa entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT): os que pretendem votar em Lula passaram de 39% para 54%. Já entre os eleitores de Simone Tebet (MDB), 31% agora não querem votar em nenhum dos dois (eram 20% na semana passada).

Outra pergunta feita aos entrevistados aponta que 47% dos que têm a intenção de votar em Bolsonaro o fariam para impedir a volta do PT ao governo. Enquanto isso, 43% votariam no petista para tirar o atual presidente do poder.

A pesquisa da Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos em seus domicílios, de segunda (10) até a noite desta quarta (12). O número do registro na Justiça Eleitoral é BR-07106/2022.

Até o instante de apertar o botão na urna, muitas variáveis podem fazer com que as pessoas mudem de posição. Para fazer uma análise mais ampla do cenário eleitoral, o eleitor deve levar em conta o conjunto de questões que os levantamentos abordam, e não um único indicador.

O presidente Jair Bolsonaro, aliados e apoiadores têm criticado os institutos de pesquisa pelas diferenças entre os dados dos levantamentos feitos em dias anteriores à votação do primeiro turno e o resultado da eleição divulgado pelo TSE.

No primeiro turno, no dia 2, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Bolsonaro. A terceira colocada, Simone Tebet (MDB), ficou com 4,2% e Ciro Gomes (PDT), com 3%.

Abstiveram-se 33 milhões de eleitores, o equivalente a 21% do eleitorado do país. Os votos em branco ou nulos para presidente no primeiro turno somaram 5,5 milhões, o correspondente a 4,4% dos que compareceram às seções eleitorais.

Lula foi o mais votado em todo o Nordeste, em Minas Gerais e em quatro estados do Norte. Já Bolsonaro ficou à frente no Sul e no Centro-Oeste, em três estados do Sudeste e em outros três do Norte.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *