(Blog do Jordan, em 19/10/2022)
O diretor do Instituto Federal da Paraíba Campus Patos, Ronaldo Lima, confirmou ao Blog do Jordan Bezerra, na tarde desta quarta (19), que estudantes de fato apresentam dificuldade de arcar com recursos para o transporte escolar. Os estudantes precisam pagar táxi, mototáxi, veículo alternativo para chegar ao IFPB diariamente para as aulas, mas a dificuldade está assolando os jovens.
“Aproximadamente 60% dos nossos alunos são de outros municípios. Eles têm acesso aos ônibus dos municípios, mas devido ao fato de Patos não ter um transporte público coletivo, nossos estudantes têm dificuldade. Nós temos o programa de Assistência Estudantil, programa de acesso, permanência e êxito. Entre axílios financeiros, temos 700 alunos com 120, 140 ou 300 reais, bolsa de pesquisa, extensão, monitorias. Fora isso, servimos um lanche nos três turnos e temos aprximadamente 400 refeições diárias aos alunos selecionados em edital. Investimento que se aproxima a R$ 1 milhão por ano. Mas o transporte é realmente complicado”, argumentou o diretor.
Segundo ele, devido à alta nos combustíveis, as corridas estão mais caras e, para quem precisa se locomover diariamente, fica complicado arcar. Segundo ele, este mesmo problema se repete na UFCG, IFPB, Escola Técnica e outras instituições que ficam distantes dos demais bairros e do centro da cidade.