A bandeira do Brasil pendurada na fachada do Palácio do Planalto, em Brasília, foi retirada nesta sexta-feira (21), após ser rasgada pelo vento. Pelo menos cinco funcionários do Planalto se reuniram para conseguir recolher a bandeira (veja vídeo acima).
Ela foi colocada no prédio no dia 14 de outubro, sem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que é responsável pelos monumentos tombados na capital federal e em outras cidades, como Ouro Preto (MG), Olinda (PE) e Rio de Janeiro (RJ) . De acordo com o Iphan, o pedido para a colocação da bandeira foi feito no dia 18 de outubro e está sendo analisado.
A bandeira foi substituída por outra no fim da tarde.
Na fachada do Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo, também foi estendida uma bandeira do Brasil, por iniciativa do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Vento rasga bandeira do Brasil em frente ao Palácio do Planalto, no DF — Foto: Guilherme Mazui/g1
Conforme a presidência, as bandeiras são uma das formas de celebrar o bicentenário da Independência do Brasil, a Proclamação da República – comemorada em 15 de novembro – e o Dia da Bandeira, 19 de novembro.
O pedido do governo federal ao Iphan é para que elas fiquem expostos até 19 de novembro.