Pesquisa foi realizada com 1.100 eleitores por telefone entre os dias 22 e 24 de outubro
Pesquisa do Ipespe em parceria com a Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), feita com entrevistas por telefone e divulgada nesta terça-feira (25), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) empatados no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Lula tem 53% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), enquanto Bolsonaro aparece com 47%. Os números são os mesmos da rodada anterior, divulgada na semana passada.
Em votos totais, o petista tem 50% das intenções de voto, ante 44% do atual chefe do Executivo. Brancos e nulos foram 4%, e os que não sabem ou não responderam, 2%.
VOTOS VÁLIDOS
- Lula (PT): 53% (tinha 53% na semana passada)
- Jair Bolsonaro (PL): 47% (tinha 47%)
VOTOS TOTAIS
- Lula (PT): 50% (tinha 49%)
- Jair Bolsonaro (PL): 44% (tinha 43%)
- Nenhum/branco/nulo: 4% (eram 6%)
- Não sabe/não respondeu: 2% (eram 2%)
PESQUISA ESPONTÂNEA
- Lula (PT): 47% (tinha 46%)
- Jair Bolsonaro (PL): 43% (tinha 42%)
- Nenhum/branco/nulo: 5% (eram 7%)
- Não sabe/não respondeu: 5% (eram 5%)
SOBRE O INSTITUTO
O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais
Comentário nosso
Tenho cá minhas dúvidas sobre esta pesquisa por ser feita por telefone e, consequentemente, não abordar os mais pobres que não possuem telefone, segmento onde, pretensamente, Lula é mais votado. (LGLM)