Bolsonaro perde ‘momento’ e Lula ‘se aproxima da volta por cima total’

By | 26/10/2022 7:43 am

Bloomberg vê efeito de Jefferson e Guedes; Washington Post perfila ex-presidente que ‘todo mundo reconhece’

(Nelson de Sá, Jornalista, publica a coluna Toda Mídia e cobre cultura e tecnologia, na Folha em 25/10/2022).

 

Nelson de Sá

O francês Le Monde foi até Betim (MG), “uma das cidades mais polarizadas” da eleição, e falou com Thaís do Carmo, 31. Ela se diz indecisa porque, sendo “empreendedora, detesta” a esquerda, mas “não aguenta mais a agressividade e a vulgaridade de Bolsonaro”.

Já veículos americanos voltam a questionar o atual presidente e redescobrem Lula, às vésperas do segundo turno. Em reportagem publicada no Washington Post, “Fora da prisão e liderando as pesquisas, Lula se aproxima da volta por cima total”.

Ouve de John French, historiador da Universidade Duke e biógrafo do ex-presidente, que “ele é todos os brasileiros” e que, no país, “todo mundo reconhece a sua voz, seu sorriso, seu senso de humor”.

Noutro incidente, “o ministro Paulo Guedes enfureceu eleitores após planos para acabar com reajustes de salários e aposentadorias”.

Em reportagem multimídia no alto da home ao longo da terça (acima), o New York Times detalhou “Como o líder do Brasil construiu o mito da eleição fraudulenta” e “agora o país se prepara para sua reação se perder a eleição no domingo”.

O jornal “vasculhou centenas de horas de entrevistas, discursos e ‘lives’ e milhares de suas postagens em mídia social para mapear seus esforços de oito anos para questionar o sistema de votação”.

E sublinha que, “apesar de suas alegações, não existe evidência de fraude nas urnas eletrônicas desde que o Brasil começou a usá-las em 1996, segundo especialistas independentes, autoridades eleitorais do Brasil e governos estrangeiros, incluindo os Estados Unidos”.

NYT & PESQUISAS

Também no jornal americano, “As pesquisas no Brasil estavam erradas. Agora a direita quer criminalizá-las”.

Relata longamente os esforços de partidários e órgãos do governo, “incitados” pelo presidente, e avisa que são “parte de uma narrativa mais ampla forçada por Bolsonaro e aliados, sem evidências —de que o establishment político e a esquerda estão tentando fraudar a eleição”.

NATURE & LULA

Em editorial, a revista científica defende que “Só existe uma escolha na eleição do Brasil — para o país e o mundo“. Um novo mandato de Bolsonaro “representaria ameaça à ciência, à democracia e ao meio ambiente”, o que é detalhado, ponto a ponto, “em contraste” com Lula.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *