Recuo de Fábio Faria teve puxão de orelha de ministros do STF e ‘medo do Xandão’

By | 29/10/2022 6:59 am

(Mariana Carneiro, Julia Lindner e Gustavo Côrtes, na Coluna do Estadão, em 29/10/2022)

 

Após denunciar suposta fraude, o ministro Fábio Faria recuou nesta sexta (28) e se disse arrependido de ter levantado a hipótese de boicote contra Jair Bolsonaro (PL). Seus aliados descrevem, sob reserva, que o ministro ‘ficou com medo do Xandão’, em alusão a Alexandre de Moraes, e houve quem temesse que ele acabasse tendo a prisão decretada. Além de Moraes, ministros do STF, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli, procuraram Faria para uma reprimenda, alegando que ele falou em fraude eleitoral quando o problema foi de comunicação do PL com as rádios. A declaração era ainda mais grave por partir de um ministro de Estado e por ter alimentado teses pelo adiamento do pleito. Para esfriar os ânimos, Faria deu o passo atrás.

Foto: Adriano Machado / Reuters

ELIMINADO. Na tarde desta sexta, parlamentares especulavam que Faria poderia acabar demitido por Bolsonaro, numa tentativa do presidente de estancar mais uma crise na campanha a tão pouco tempo da eleição. No núcleo do governo, porém, a saída dele foi afastada.

SINAL. Faria não avisou a campanha de Bolsonaro que faria o recuo, mas ministros do Supremo estavam cientes de que haveria um sinal de arrependimento. Ele próprio teria avisado Moraes da decisão. Ainda assim, seus aliados não descartam que, mesmo após a eleição, Moraes possa tentar puni-lo.

GANGORRA. Na campanha, a leitura é a de que Faria tentou criar uma cortina de fumaça para despistar o caso Roberto Jefferson. A ideia era vender Bolsonaro como “o candidato que o sistema não quer”. Não deu certo e, de importante articulador, Faria fechou a semana em baixa.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *