SEPARAÇÃO A VISTA
Após a proclamação do resultado da eleição presidencial na noite deste domingo (30), que assegurou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) não deu qualquer declaração pública, mas seu nome tem movimentado as redes sociais por outro motivo. Segundo o jornal Extra, Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, deixaram de se seguir no Instagram. Os filhos de Jair Bolsonaro, o senador Flávio (PL-RJ), o deputado Eduardo (PL-SP) e o vereador Carlos (Republicanos), também não se pronunciaram após a derrota do pai – até o fechamento desta reportagem. Carlos Bolsonaro, inclusive, também deixou de seguir a madrasta.
REALIDADE DA DEMOCRACIA
Embora com conjunturas diferentes e de circunstâncias também próprias, não há o que se contestar diante do resultado frio das urnas: João Azevedo sacramentou a reeleição por 4 anos diante de um presidente Lula eleito pela terceira vez – nos dois casos com adversários derrotados mas de resistências e votação expressiva. O fato é que o Brasil acorda nesta segunda-feira com clima e realidade diferentes impondo ao cenário de Poder no País a construção do processo de transição até dezembro e preparação para a esperada terceira posse de Luiz Inácio Lula da Silva eleito pelo voto popular com o Nordeste cumprindo papel determinante.
AÇÃO DOS INCONFORMADOS
TE CUIDA JOÃO
O resultado eleitoral na Paraíba apresentou uma realidade distinta porque o então candidato adversário Pedro Cunha Lima teve desempenho qualificado ao final do processo de apuração conduzindo consigo expressiva votação em João Pessoa e Campina Grande tornando-o referência na política. O resultado da Grande João Pessoa, por exemplo, obriga o governador reeleito João Azevedo a examinar com frieza os números e os recados dados pelas urnas porque seus aliados nesta faixa territorial não produziram resultados à altura, portanto, entre os desafios está a recomposição da equipe e de estratégias para novo mandato.
BRASILEIRO ESTUDADO
O brasileiro precisa de fato ser estudado. É o ser mais criativo e cômico que conheço na face terra. Olhem mais essa que só a internet reproduz.
FREGUESIA ELEITORAL
Conforme a coluna antecipou, o construtor conhecido na cidade de Patos como Brother perdeu mais uma aposta. Desta feita a Hilux novinha que ele tinha comprado a bem pouco tempo, valendo cerca de 250 mil reais. Foi apostar errado de novo em Pedro e perdeu. O ganhador já foi rapidinho buscar o prêmio. Ele já havia perdido R$ 80 mil para Vicente das Bolsas no primeiro turno apostando em Bolsonaro. A calculadora já soma R$ 330 mil de prejuízo, até onde se tem conhecimento.
Na próxima eleição, quer ganhar dinheiro, chama o Brother. É só apostar o contrário.
Agora, se Gabriel da Hinodê está feliz, imagine o Arturzinho lá no Mato Grosso.
PAVIMENTANDO CAMINHOS
Candidata derrotada em sua primeira tentativa, Germana Wanderley parece não está disposta a ficar no anonimato e vai continuar no ramo da política mesmo com o marido fora dela a partir de janeiro. Tanto é que já anunciou que vai continuar com seu programa de rádio. Com certeza para quem deseja se projetar ainda mais, o caminho está correto. Nada de deixar para em cima da hora.
EFEITO IMEDIATO
A Noruega retomará a ajuda financeira contra o desmatamento da Amazônia no Brasil, congelada durante a presidência de Jair Bolsonaro, anunciou nesta segunda-feira (31) o ministro norueguês do Meio Ambiente após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial brasileira. “Em relação a Lula, nós observamos que, durante a campanha, ele enfatizou a preservação da floresta amazônica e a proteção dos povos indígenas da Amazônia”, disse Espen Barth Eide.
GIGANTISMO DE LULA
GIGANTE DO VALE
E por falar em gigante, o prefeito de São Mamede Umberto Jefferson já pode ser considerado um líder nato, uma grande liderança política e um gigante do Sertão. Reparem a votação de seus candidatos, Lula e João Azevedo em São Mamede nesse segundo turno. Estrondosa.
FREGUÊS DOS PARAIBANOS
O presidente Jair Bolsonaro perdeu para Lula em todos os 223 municípios da Paraíba, novamente, e só conseguiu aumentar em 85 mil o seu número de votos no segundo turno. No primeiro turno, Bolsonaro obteve 717.416 votos contra 1.555.868 votos do ex-presidente Lula (PT). Perdeu em todos os 223 municípios do estado. Na votação desse domingo (30), o presidente obteve 802.502 votos. Já Lula manteve praticamente a mesma votação: 1.601.953 votos e se manteve à frente em todos os municípios. 46 mil votos a mais somente. O melhor resultado de Lula foi em Santa Inês, no Sertão. O candidato do PT conseguiu 91,74% dos votos, contra 8,26% de Bolsonaro.
NÚMEROS DE PATOS
João 1°T – 18.542 – 39,90% – 2ºT 28.029 – 55,85% – diferença de 9.487 votos
Pedro Cunha Lima 1°T – 9.800 21,09% – 2ºT – 22.187 – 44,15% – diferença de 12.387 votos
– Diferença de 8.742 votos no primeiro turno e Segundo Turno diferença de 5.842 votos
Lula 1°T – 33.579 – 64,01% 2ºT – 34.464 votos – 66,32% dos votos válidos – diferença de 885 votos
Jair Bolsonaro 1°T – 15.475 – 29,50% 2ºT – 17.506 33,68% – 2.031 votos a mais
– Diferença de um para outro no 1º Turno – 18.104 votos
– Diferença de um para outro no 2º Turno – 16.958 votos
CENTRÃO COM LULA
Não estou nem um pouco surpreso com esta informação. Já era de se esperar de um partido de Centro. É que o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) defendeu o total apoio do partido ao futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado paraibano declarou que o país “precisa conquistar muitas outras ações” e por isso é fundamental apoiar Lula. Para Santiago, a vitória de João Azevêdo (PSB) e Lula, demonstra uma força popular. De acordo com Wilson, um apoio do Republicanos ao presidente eleito também poderia ter um ‘peso’ local. “É de fundamental importância para o nordeste e especialmente para a própria Paraíba”, disse.
ACABOU PORRA
E num é que ele estava certo…