VOCÊ NÃO PODE PERDER – SEGUNDA, 31 – O tamanho da vitória de Lula e a derrota de Bolsonaro

By | 01/11/2022 3:38 pm
 Por Vicente Conserva – 40 Graus    Segunda-Feira, 31 de Outubro de 2022

SEPARAÇÃO A VISTA

Após a proclamação do resultado da eleição presidencial na noite deste domingo (30), que assegurou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) não deu qualquer declaração pública, mas seu nome tem movimentado as redes sociais por outro motivo. Segundo o jornal Extra, Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, deixaram de se seguir no Instagram. Os filhos de Jair Bolsonaro, o senador Flávio (PL-RJ), o deputado Eduardo (PL-SP) e o vereador Carlos (Republicanos), também não se pronunciaram após a derrota do pai – até o fechamento desta reportagem. Carlos Bolsonaro, inclusive, também deixou de seguir a madrasta.

Imagem do WhatsApp de 2022-10-31 à(s) 09.39.28

REALIDADE DA DEMOCRACIA

Embora com conjunturas diferentes e de circunstâncias também próprias, não há o que se contestar diante do resultado frio das urnas: João Azevedo sacramentou a reeleição por 4 anos diante de um presidente Lula eleito pela terceira vez – nos dois casos com adversários derrotados mas de resistências e votação expressiva. O fato é que o Brasil acorda nesta segunda-feira com clima e realidade diferentes impondo ao cenário de Poder no País a construção do processo de transição até dezembro e preparação para a esperada terceira posse de Luiz Inácio Lula da Silva eleito pelo voto popular com o Nordeste cumprindo papel determinante.

lula-e-joao-azevedo-1-1

AÇÃO DOS INCONFORMADOS

 

 

TE CUIDA JOÃO

O resultado eleitoral na Paraíba apresentou uma realidade distinta porque o então candidato adversário Pedro Cunha Lima teve desempenho qualificado ao final do processo de apuração conduzindo consigo expressiva votação em João Pessoa e Campina Grande tornando-o referência na política. O resultado da Grande João Pessoa, por exemplo, obriga o governador reeleito João Azevedo a examinar com frieza os números e os recados dados pelas urnas porque seus aliados nesta faixa territorial não produziram resultados à altura, portanto, entre os desafios está a recomposição da equipe e de estratégias para novo mandato.

BRASILEIRO ESTUDADO

O brasileiro precisa de fato ser estudado. É o ser mais criativo e cômico que conheço na face terra. Olhem mais essa que só a internet reproduz.

 

FREGUESIA ELEITORAL

Conforme a coluna antecipou, o construtor conhecido na cidade de Patos como Brother perdeu mais uma aposta. Desta feita a Hilux novinha que ele tinha comprado a bem pouco tempo, valendo cerca de 250 mil reais. Foi apostar errado de novo em Pedro e perdeu. O ganhador já foi rapidinho buscar o prêmio. Ele já havia perdido R$ 80 mil para Vicente das Bolsas no primeiro turno apostando em Bolsonaro. A calculadora já soma R$ 330 mil de prejuízo, até onde se tem conhecimento.

 

Na próxima eleição, quer ganhar dinheiro, chama o Brother. É só apostar o contrário.

Agora, se Gabriel da Hinodê está feliz, imagine o Arturzinho lá no Mato Grosso.

 

PAVIMENTANDO CAMINHOS

Candidata derrotada em sua primeira tentativa, Germana Wanderley parece não está disposta a ficar no anonimato e vai continuar no ramo da política mesmo com o marido fora dela a partir de janeiro. Tanto é que já anunciou que vai continuar com seu programa de rádio. Com certeza para quem deseja se projetar ainda mais, o caminho está correto. Nada de deixar para em cima da hora.

Germana 5

EFEITO IMEDIATO

A Noruega retomará a ajuda financeira contra o desmatamento da Amazônia no Brasil, congelada durante a presidência de Jair Bolsonaro, anunciou nesta segunda-feira (31) o ministro norueguês do Meio Ambiente após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial brasileira. “Em relação a Lula, nós observamos que, durante a campanha, ele enfatizou a preservação da floresta amazônica e a proteção dos povos indígenas da Amazônia”, disse Espen Barth Eide.

rei-noruega-3

GIGANTISMO DE LULA

 

 

GIGANTE DO VALE

E por falar em gigante, o prefeito de São Mamede Umberto Jefferson já pode ser considerado um líder nato, uma grande liderança política e um gigante do Sertão. Reparem a votação de seus candidatos, Lula e João Azevedo em São Mamede nesse segundo turno. Estrondosa.

Imagem do WhatsApp de 2022-10-30 à(s) 17.39.22

FREGUÊS DOS PARAIBANOS

O presidente Jair Bolsonaro perdeu para Lula em todos os 223 municípios da Paraíba, novamente, e só conseguiu aumentar em 85 mil o seu número de votos no segundo turno. No primeiro turno, Bolsonaro obteve 717.416 votos contra 1.555.868 votos do ex-presidente Lula (PT). Perdeu em todos os 223 municípios do estado. Na votação desse domingo (30), o presidente obteve 802.502 votos. Já Lula manteve praticamente a mesma votação: 1.601.953 votos e se manteve à frente em todos os municípios. 46 mil votos a mais somente. O melhor resultado de Lula foi em Santa Inês, no Sertão. O candidato do PT conseguiu 91,74% dos votos, contra 8,26% de Bolsonaro.

NÚMEROS DE PATOS

João 1°T – 18.542 – 39,90% – 2ºT 28.029 – 55,85% – diferença de 9.487 votos

Pedro Cunha Lima 1°T – 9.800 21,09% – 2ºT – 22.187 – 44,15% – diferença de 12.387 votos

– Diferença de 8.742 votos no primeiro turno e Segundo Turno diferença de 5.842 votos

Lula 1°T – 33.579 – 64,01% 2ºT – 34.464 votos – 66,32% dos votos válidos – diferença de 885 votos

Jair Bolsonaro 1°T – 15.475 – 29,50% 2ºT – 17.506 33,68% – 2.031 votos a mais

– Diferença de um para outro no 1º Turno – 18.104 votos

– Diferença de um para outro no 2º Turno – 16.958 votos

CENTRÃO COM LULA

Não estou nem um pouco surpreso com esta informação. Já era de se esperar de um partido de Centro. É que o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) defendeu o total apoio do partido ao futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado paraibano declarou que o país “precisa conquistar muitas outras ações” e por isso é fundamental apoiar Lula. Para Santiago, a vitória de João Azevêdo (PSB) e Lula, demonstra uma força popular. De acordo com Wilson, um apoio do Republicanos ao presidente eleito também poderia ter um ‘peso’ local. “É de fundamental importância para o nordeste e especialmente para a própria Paraíba”, disse.

ACABOU PORRA

E num é que ele estava certo…

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *