ARTICULAÇÃO REPUBLICANA
Uma fonte fidedigna confirmou que há sim articulação dentro do Republicanos em torno do nome de Hugo Motta para se tornar ministro no governo Lula III. “Se a gente fechar acordo, nós vamos indicar o ministro e esse ministro será Hugo Motta. Foi assim que ele falou, o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira”, detalhou a fonte. A ascensão de Motta a um ministério no governo Lula, beneficiaria o seu primeiro suplente na Câmara Federal, o deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos). O deputado Hugo Motta é integrante do chamado “Centrão”.
O único entrave ainda para indicação é que o partido Republicanos também tem na legenda nomes ligados a Bolsonaro como o vice-presidente Hamilton Mourão, que foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul; e os ex-ministros Tarcísio Freitas, eleito governador de São Paulo e Damares Alves, eleita senadora pelo Distrito Federal, que têm sido entraves para o partido ir logo para base do presidente já a partir de janeiro.
COM A CORDA TODA
O deputado federal reeleito Aguinaldo Ribeiro tem o nome cotado para assumir Presidência Nacional do Progressistas no lugar de Ciro Nogueira. Segundo O Antagonista, o partido do chamado “Centrão” não será mais o mesmo depois das eleições deste ano, devido às sucessivas derrotas do atual dirigente da legenda, ministro e apoiador do governo Jair Bolsonaro.
Aguinaldo, que é ex-ministro das Cidades de Dilma Rousseff, retoma forças e pode destroná-lo. Ele elegeu João Azevedo (PSB) governador da Paraíba, foi o segundo mais votado em seu estado e ajudou a eleger mais três deputados federais. Além disso, pode emplacar a irmã, a senadora Daniela Ribeiro (PSD), como vice de Rodrigo Pacheco na Presidência do Senado para a próxima legislatura e abrir interlocução direta com o Palácio do Planalto.
Aguinaldo ainda é cotado para assumir um ministério ou ser o candidato apoiado pelo Planalto na sucessão de Artur Lira do mesmo partido
DESRESPEITO TOTAL
A reclamação do vereador José Gonçalves (PT) é pertinente sim. Revendedoras de veículos desafiam autoridades e continuam obstruindo calçadas com os carros. “Não temos nada contra os comerciantes, mas defendemos o direito do pedestre”, lembrou Zé Gonçalves, preocupado com os riscos de atropelamento das pessoas que são obrigadas a transitar pela pista de veículos. “Estamos notificando os responsáveis”, reafirmou o superintendente da STtrans, Elucinaldo Laurindo, que promete ação enérgica.
O que deve ser feito é apenas aplicar-se a lei de trânsito já que todos sabem que calçada é lugar de pedestre e não pode ser obstruída.
EMENDA IMPOSITIVA
Os 17 vereadores que compõem a Câmara de Patos se animaram com a repercussão positiva perante a população após a compra de um mamógrafo para o município por meio de uma emenda impositiva de bancada e já estão analisando a destinação de recursos para compra de um aparelho de ressonância magnética por meio do mesmo mecanismo. A decisão foi tomada dia 07 durante reunião que aconteceu na Casa Juvenal Lúcio de Sousa.
PLEITO NO TÚMULO
Cobrança ainda do ex-vereador Orlando Xavier para construção de novos cemitérios em Patos até hoje nunca saiu do papel e está sepultada parece em algum jazigo, mas que a vereadora Fátima Bocão resolveu ressuscita-la e tal ideia ganhou couro novamente esta semana na Câmara. “Desde de 2017 que faço essa cobrança e hoje a renovo ao prefeito Nabor”, relembrou Fátima Bocão. “Esse problema precisa de uma atenção especial do Poder Público”, endossou Ítalo Gomes. “A impressão que temos é a de que as gestões tem um compromisso com a iniciativa privada”, criticou Zé Gonçalves.
O maior problema para se construir um cemitério novo em Patos é encontrar uma área próxima da Zona Urbana e com terreno que não seja rochoso. Foi tentada uma área na gestão Francisca Motta na Zona Oeste, mas o terreno era incompatível para a obra.
De lá pra cá, nenhum prefeito mais falou no assunto e só quem consegue ter morada nos cinco cemitérios já existentes são os que já tem túmulos da família ou conseguem emprestadado de um amigo.
ANTRO DE COISA RUIM
“A antiga Rodoviária de Patos, hoje Centro de Integração de Transporte, transformou-se em um ponto de venda de drogas e local um de prostituição”, denunciou o vereador Rafael da Civil, cobrando providências das autoridades. “Reinvindicação justa. Levarei essa demanda ao prefeito Nabor”, garantiu o líder Sales Jr. De fato, o problema existe, mas é questão de segurança pública.
Rafael, como agente da Civil, poderia investigar então quem está traficando no local e fazer seu trabalho de policial antes mesmo de cobrar das autoridades, que na verdade, ele é também.
MEXIDA RADICAL
O prefeito Nabor Wanderley não anda nada satisfeito com o desempenho de algumas pastas que tem secretários morosos e o trabalho não flui. Pensando nisso, deverá promover a tão esperada reforma administrativa no início do ano. Pelo que a coluna apurou, pelo menos cinco secretários serão trocados podendo até aumentar essa lista caso ele encontre quem queira assumir os cargos. Esse é o maior problema: achar quem seja bem sucedido na sua profissão e queira receber um salário de 5 mil líquido como secretário.
Não conseguimos apurar, no entanto, de onde parte a insatisfação do prefeito e quais nomes seriam trocados. Isso não aconteceu no começo desse ano por conta do período eleitoral. Na verdade, já está passando da hora.
SINAL DOS CÉUS
Nos atos antidemocráticos e golpistas tem de tudo. De caminhão verde do Exército entregando pneus aos manifestantes até sinal de dilúvio para ver se o povo de Deus acorda para vida e veja que o pensamento está indo contra a vontade do povo e a permissibilidade Dele.
SEM ACESSO
Alunos e professores do Centro de Referência de Atendimento Especializado Irmã Benigna estão insatisfeitos com o local onde hoje abriga o Centro e querem a antiga sede de volta. “O local onde estamos hoje não tem acessibilidade”, explica a professora Silvana Lucena, defendendo o retorno ao prédio que fica na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Patos. “Faremos uma manifestação defronte ao prédio na próxima semana”, informou o vereador Zé Gonçalves (PT).