Militares preferem Aldo, aceitam Jobim e rejeitam Lewandowski para a Defesa (seguido de comentário nosso)

By | 19/11/2022 7:21 am

Oficiais afirmam que ex-comunista teve boa gestão e é um nacionalista

 

(No Painel da Folha, em 18/11/2022)

Interlocutores dos comandantes militares afirmam que o ex-ministro Aldo Rebelo é quem tem maior simpatia hoje para assumir o Ministério da Defesa.

Atualmente filiado ao PDT, o ex-comunista é tido como um nacionalista e profundo conhecedor da história do Brasil. Ele comandou a pasta entre 2015 e 2016 e deixou boa impressão entre os fardados.

Outro ex-ministro, Nelson Jobim, que comandou a Defesa entre 2007 e 2011, não desperta o mesmo entusiasmo, mas não enfrenta objeções entre os oficiais. Teve gestão considerada correta.

O ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo, que foi candidato ao Senado pelo PDT – Zanone Fraissat/Folhapress

Já o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, também cotado para o posto, tem sérias restrições entre militares de alta patente.

Na avaliação dos oficiais, a medida o coloca entre os que agem fora das quatro linhas da Constituição, operando de acordo com a circunstância, o que o torna pouco confiável.

O coordenador dos grupos técnicos do governo de transição, ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), afirmou nesta sexta-feira (18) que Lula indicará um civil para o posto de ministro da Defesa.

“O presidente já disse isso publicamente. O ministro da Defesa será um civil, foi no governo dele e será”, disse.

Comentário nosso

Fica evidente de que, para os próprios militares, muito mais importante do que ser ou ter sido comunista é Aldo ser nacionalista e ser profundo conhecedor da história do Brasil. Prova de que há militares inteligentes neste país e não os brucutus que alguns tentam suscitar para sustentarem seus interesses escusos. Com Aldo e com Jobim o Brasil estará bem servido mas ainda há muitos outros da mesma estirpe deles. Sem excluir o próprio Ricardo Lewandowski com quem talvez não tenham a aproximação e o conhecimento que têm de Aldo e Jobim. (LGLM)

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *