(Blog do Jordan, 29/11/2022)
A Fazenda Tamanduá realizou uma noite festiva no último sábado, dia 23, através do Instituto Fazenda Tamanduá, comandado pelo franco-suíço-brasileiro Pierrre Landolt. O evento reuniu personalidades e a comunidade local em uma noite que destacou as tradições rurais e a personagem do ‘matuto’. Ao som da Viola e dos versos improvisados, os convidados puderam apreciar um pouco da cultura sertaneja.
O evento foi realizado no jardim da Casa Museu, antiga moradia de ‘Zé Bié’, responsável por cuidar das terras quando foram adquiridas por Pierre. Zé construiu a sua casa de taipa, onde morou até o seu último dia, vindo a ser enterrado lá mesmo, como desejava. O local foi preservado pelo proprietário e equipado para virar museu e local de visitação.
Para animar a festa, foram convidados os repentistas Ivanildo Vila Nova, Diomedes Mariano, os declamadores e apresentadores da festa Roberto Lucena e Jomaci Dantas. Participaram ainda do evento os aboiadores de Caruaru Zito Alves e Antônio Barbosa.
Aécio Flávio cantou o tradicional forró para animar a noite dos convidados.
Houve ainda apresentações de moradores da fazenda, convidados de vários Estados e funcionários do local.
Comentário nosso
Parabéns ao Dr. Pierre e à Fazenda Tamanduá que continuam a incentivar a cultura popular. Já tivemos oportunidade de assistir a um destes eventos culturais. (LGLM)