Não dá para exigir mágica nem cobrar Lula por culpas que não são dele. Quando forem, pau nele!

By | 06/12/2022 7:14 am

Teremos muito tempo para criticar o novo governo e os holofotes já estão focados para detectar qualquer indício de mensalão e petrolão

 

(COLUNA de Eliane Cantanhêde, no Estadão, em

Se vier uma pandemia e Lula tratar como “gripezinha”, criticar quem faz isolamento social como “maricas”, rir das pessoas morrendo sem oxigênio, trabalhar contra vacinas e máscaras e fizer propaganda de remédio inadequado, os bolsonaristas podem ficar tranquilos. Pau nele!

Se Lula interferir politicamente nos órgãos de fiscalização e controle, atacar o Judiciário o tempo todo e participar de atos golpistas, não tenham a menor dúvida. Pau nele! Se promover um desmanche espantoso no ambiente, na educação, na saúde, na cultura, nem precisa dizer.

E venha Lula xingar a mulher do presidente francês e a responsável por Direitos Humanos da ONU, bater de frente com os EUA de Joe Biden, China, Alemanha, França, Noruega, Argentina, Chile… Ih! Jornalistas, diplomatas, agropecuaristas, investidores e toda a academia vão… cair de pau!

Ou seja: vem governo, vai governo e a mídia continua no papel dela, que é divulgar e comentar fatos e reações, independente de ideologias e partidos. Foi assim com o próprio Lula, Dilma Rousseff e Bolsonaro, um prodígio em falas e atos reprováveis. E será novamente com Lula.

O momento é de acompanhar a transição, a montagem do governo, a construção de maioria no Congresso e de relações republicanas com o Judiciário. E, quando Lula desdenha da responsabilidade fiscal, o mercado, os economistas do País e, claro, a mídia, registram. E cobram.

Só não dá para tratar presidentes e circunstâncias desiguais de forma igual. A herança, desta vez, é realmente maldita e a grande questão é como conciliar as urgências da miséria, fome, saúde, educação, ambiente, ciência e tecnologia, cultura com a falta de recursos.

As universidades, escolas, a Farmácia Popular, a merenda escolar, o Programa Nacional de Vacinação, tudo está no osso. A demanda reprimida de atendimentos e tratamentos do SUS é assustadora, a Polícia Federal sem dinheiro até para passaporte, as dívidas com organismos internacionais são astronômicas.

Teremos muito tempo para criticar o governo Lula e os holofotes já estão focados para detectar qualquer indício de mensalão e petrolão, mas não dá para exigir mágica nem cobrar Lula por culpas que não são de Lula. Quando forem, pau nele!

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *