Maioria dos nomes anunciados fez parte da primeira gestão
(Do blog Pleno Poder, no Jornal da Paraíba, em 17/01/2023)
O governador João Azevêdo (PSB) anunciou ontem à noite mais nomes que irão compor o secretariado em seu segundo mandato. Na lista estão secretários que já faziam parte da primeira gestão e eram, há muito tempo, considerados ‘imexíveis’.
É o caso de Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos); Roberto Paulino (secretário chefe de governo); Ronaldo Guerra (chefe de gabinete do governador); Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); Gilmar Martins (Planejamento), Marialvo Laureano (Fazenda); Fábio Andrade (Procuradoria) e Jean Nunes (Segurança Publica).
A avaliação da gestão é de que, nessas pastas, não havia espaço para mudanças. Juntas elas formam o ‘núcleo’ central do Governo.
Mas Azevêdo manteve também outros nomes não ‘imexíveis’. No comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram mantidos os coronéis Sérgio Fonseca e Marcelo Araújo, respectivamente.
Letácio Guedes também foi confirmado como titular da Controladoria Geral do Estado. Petrônio Rolim é o secretário executivo de Parcerias Público-Privadas; e Ednaldo Joaquim (Júnior Caroé) o secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual.
Uma novidade é a nomeação de Rafaela Camaraense para comandar a nova Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ela já ocupou outros espaços na primeira gestão e foi candidata à Câmara Federal ano passado.
Além deles, Zezinho do Botafogo manteve-se como secretário Esportes e Lídia Moura também foi confirmada na Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. Joaquim Hugo, uma indicação do Progressistas, continua à frente da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca. Da mesma forma que Rosália Lucas será mantida como secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico. Na Saúde o nome do médico Jhony Bezerra já havia sido anunciado.
A ‘cadeira’ do Republicanos
O secretariado do João Azevêdo II ainda não está concluído. O Governo ainda não definiu, ou pelo menos não tornou público, o nome que irá ocupar a Secretaria de Educação do Estado. A indicação será do partido Republicanos.
Dias atrás o mais cotado era o professor João Marcelo Alves Macedo, um quadro técnico, com doutorado e experiência administrativa.
A confirmação, contudo, ainda não ocorreu. Da mesma forma é que são esperados os nomes de aliados que ficaram pelo caminho nas eleições de 2022. Nessa lista estão os deputados Ricardo Barbosa (PSB), Julian Lemos (União) e Pollyanna Dutra (PSB).
No caso de Pollyanna o nome dela também está na bolsa de apostas para um cargo no Governo Federal, com )atuação, porém, na Paraíba.
João está bem perto de concluir o time.
Comentário nosso
Num caso de reeleição, o normal é manter aqueles que vêm correspondendo no exercício da função, às vezes, com algum revezamento. A substituição na Saúde se deu por desistência de Geraldo Medeiros, que apesar do excelente trabalho na gestão anterior, preferiu voltar ao exercício da profissão de médico, onde desfruta de excelente conceito. Deve haver novidade na Educação uma vez que já houve revezamento do secretário anterior. talvez pela ganância do Republicanos por uma secretaria com muitos funcionários e muitos recursos. de muita importância do ponto de vista eleitoral. (LGLM)