Postagens confundem trechos de portaria que trata do tema; benefício é atrelado ao salário-mínimo
É falso que o governo Lula (PT) tenha aumentado o auxílio-reclusão para R$ 1.754,18. Postagens com essa alegação confundem o valor do benefício com o teto salarial que uma pessoa deveria ter quando estava em liberdade para que seus dependentes tenham direito ao benefício durante a reclusão. Um vídeo checado pelo Estadão Verifica foi compartilhado ao menos 17 mil vezes no Facebook.
Esse teto salarial foi distorcido nas redes como sendo o novo valor do auxílio-reclusão. Considera-se a média salarial nos 12 meses anteriores ao recolhimento da pessoa ao sistema prisional. As informações foram publicadas na Portaria interministerial MPS/MF nº 26, disponível no Diário Oficial da União de 11 de janeiro de 2023.
Portaria interministerial MPS/MF nº 26, de 10 de janeiro de 2023
O auxílio-reclusão é um benefício que está presente na Lei Orgânica da Previdência Social. Pessoas que tenham contribuído ao menos 24 meses para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) têm direito a um auxílio-reclusão, pago a seus dependentes e familiares. O benefício vale enquanto durar a reclusão.
Comentário nosso
Esta é uma das milhares de mentiras lançadas nas redes sociais, desde a derrota de 30 de novembro pelos bolsonaristas. Você que frequenta nas redes sociais deve ter muito cuidado com as notícias que lê. Procure identificar quem está fazendo determinada postagem e anote seu nome. Procure saber em fontes que mereçam confiança se aquela notícia é verdadeira. Se a notícia for mentirosa, anote o nome de quem a divulgou numa lista de mentirosos para você nunca mais sequer ler o que for divulgado por ele. Eu frequentou alguns grupos que têm participação de mentirosos e como já sei que eles são mentirosos, normalmente nem leio as suas postagens, a não ser que seja uma mentira perigosa para que eu passe a desmenti-la. (LGLM)