Justiça suspende eleição da Fiep e manda Diretoria divulgar lista de ‘eleitores’

By | 24/01/2023 12:10 pm

 

O juiz da 2ª Vara do Trabalho em Campina Grande determinou a suspensão das eleições da Fiep, marcada para a próxima quinta-feira (26). Motivo: falta de transparência da atual Diretoria da instituição que nem ao menos repassou a lista com os nomes dos delegados de cada sindicato que iriam votar no dia do pleito.

Relatei aqui essa situação, quase impensável, hoje à tarde. Os industriais paraibanos vinham reivindicando há dias o direito de saberem, pelo menos, os nomes daqueles que irão votar no dia do pleito. 

Na decisão que suspendeu a eleição, o magistrado também ressalta que ficará a cargo da Comissão Eleitoral elaborar um novo calendário e manda a Fiep repassar, com antecedência, a lista de votantes.

E não é somente a chapa de oposição que está dizendo isso. A própria decisão do magistrado desnuda, completamente, esse cenário.

Veja também  Deputados ‘rasgam’ pareceres do TCE e denúncia do Gaeco e aprovam contas de Coutinho e João Azevêdo

“Como bem posto na manifestação do presidente da comissão eleitoral (Id d07c6d1), há necessidade de que a FIEP disponibilize à comissão a lista com os delegados sindicais que representarão cada entidade sindical no momento da
votação secreta (artigos 34, parágrafo único, do Estatuto da FIEP, e 27, IV, do Regulamento Eleitoral da mesma entidade), por medida de transparência e para se evitar tumulto na votação, já que, em tese, mais de uma pessoa poderia comparecer para o exercício do voto”, escreveu o juiz.

A falta de transparência tem sido uma marca da gestão Buega Gadelha à frente da entidade. Conforme os industriais, faltam prestações de contas e até mesmo as regras que ditam o processo eleitoral interno eram, até poucos dias, desconhecidas da classe.

Diante desses absurdos, o Judiciário tem conseguir intervir para garantir, minimamente, uma disputa justa.

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *