A turma da mentira continua mentindo!

By | 28/01/2023 7:19 am

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 24/01/2023)

Eles mentiram durante quatro anos, tentando se garantir por mais quatro anos. “Quebraram a cara” mas não se emendaram e continuam mentindo. Figuras notórias continuam frequentando as redes sociais com suas mentiras.

Acompanhamos vários grupos aqui na região e sabemos de cor os bolsonaristas que continuam tentando enganar os internautas com as suas mentiras.

Antes mentiam louvando Bolsonaro e seus sequazes e criticando os seus adversários. Agora, diante da derrota que sofreram em 30 de outubro, mentem denegrindo Lula e seus partidários, enquanto tentam “livrar a cara” dos vândalos que vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. E aqueles que os incentivaram e financiaram.

Com suas mentiras atuais tentam atribuir o vandalismo a partidários de Lula, mas a provas, colhidas pela polícia e exibidas pela imprensa, só demonstram que foram bandidos armados e estimulados à violência durante o Governo Bolsonaro, que tentaram um golpe de Estado para vingá-los pela derrota.

Para evitar que os internautas sejam enganados pelas mentiras escabrosas dos bolsonaristas, só resta ter mais cuidado com os grupos que frequentam e com os blogs e veículos de imprensa que leem, veem e ouvem. Nos grupos de Whatsapp, por exemplo, como os frequentadores são identificados, basta você prestar a atenção aos que divulgam seguidamente as mentiras. Eles não conseguem enganar ninguém. É só ignorar os mentirosos. Você não perde nada. Só ganha.

Com relação aos blogs, o procedimento é semelhante. Quem vive divulgando informações mentirosas contra Lula e seus partidários, as famosas “fakes news” deve ser evitado. Postagens “encaminhadas” por bolsonaristas quase sempre são “fake news”.

Com relação aos veículos de comunicação como televisões, emissoras de rádio e jornais, assim como as suas páginas na internet, dê preferência àqueles que sempre divulgam informações equilibradas. Os veículos de imprensa tendenciosos como a Jovem Pan e outros chamam tanto a atenção que não enganam ninguém. Globo, Estadão, G!, Metrópoles, Correio Braziliense, UOL, Globo são mais equilibrados e fica mais fácil você saber quando estão falando a verdade.

Portanto, tenha todo o cuidado na escolha dos grupos e frequentadores de redes sociais, a cujas informações você valoriza. A mesma coisa com relação aos veículos de imprensa que você vê, ouve ou assiste.

Há muita mentira no ar. Você só será enganado se quiser.

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *