(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 24/01/2023)
Eles mentiram durante quatro anos, tentando se garantir por mais quatro anos. “Quebraram a cara” mas não se emendaram e continuam mentindo. Figuras notórias continuam frequentando as redes sociais com suas mentiras.
Acompanhamos vários grupos aqui na região e sabemos de cor os bolsonaristas que continuam tentando enganar os internautas com as suas mentiras.
Antes mentiam louvando Bolsonaro e seus sequazes e criticando os seus adversários. Agora, diante da derrota que sofreram em 30 de outubro, mentem denegrindo Lula e seus partidários, enquanto tentam “livrar a cara” dos vândalos que vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. E aqueles que os incentivaram e financiaram.
Com suas mentiras atuais tentam atribuir o vandalismo a partidários de Lula, mas a provas, colhidas pela polícia e exibidas pela imprensa, só demonstram que foram bandidos armados e estimulados à violência durante o Governo Bolsonaro, que tentaram um golpe de Estado para vingá-los pela derrota.
Para evitar que os internautas sejam enganados pelas mentiras escabrosas dos bolsonaristas, só resta ter mais cuidado com os grupos que frequentam e com os blogs e veículos de imprensa que leem, veem e ouvem. Nos grupos de Whatsapp, por exemplo, como os frequentadores são identificados, basta você prestar a atenção aos que divulgam seguidamente as mentiras. Eles não conseguem enganar ninguém. É só ignorar os mentirosos. Você não perde nada. Só ganha.
Com relação aos blogs, o procedimento é semelhante. Quem vive divulgando informações mentirosas contra Lula e seus partidários, as famosas “fakes news” deve ser evitado. Postagens “encaminhadas” por bolsonaristas quase sempre são “fake news”.
Com relação aos veículos de comunicação como televisões, emissoras de rádio e jornais, assim como as suas páginas na internet, dê preferência àqueles que sempre divulgam informações equilibradas. Os veículos de imprensa tendenciosos como a Jovem Pan e outros chamam tanto a atenção que não enganam ninguém. Globo, Estadão, G!, Metrópoles, Correio Braziliense, UOL, Globo são mais equilibrados e fica mais fácil você saber quando estão falando a verdade.
Portanto, tenha todo o cuidado na escolha dos grupos e frequentadores de redes sociais, a cujas informações você valoriza. A mesma coisa com relação aos veículos de imprensa que você vê, ouve ou assiste.
Há muita mentira no ar. Você só será enganado se quiser.