(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 05/02/2023)
Pelo menos 10 pontos considerados mais problemáticos e de constantes registros de atos de infração, imprudência, imperícia e movimentação acima da média de tráfego de veículos serão monitorados em tempo real por meio de modernas câmeras disponíveis para a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans) do Município de Patos.
O sistema de câmeras está em processo de finalização de instalação pela empresa contratada pela STtrans. Uma sala especial de monitoramento em tempo real, gravação de imagens e vídeos foi disponibilizada na sede do órgão, que fica no Bairro Belo Horizonte. A estimativa é que no final de fevereiro ou início de março de 2023, todo o sistema esteja em pleno funcionamento.
Na tarde deste sábado, dia 04 de fevereiro, trabalhadores estavam instalando uma das câmeras no cruzamento da Rua Leôncio Wanderley com a Rua Bossuet Wanderley, na lateral do Mercado Municipal Darcílio Wanderley, o popular Mercado Velho. Uma câmera já pode ser vista em frente da Igreja de Nossa Senhora da Guia, na Rua Solon de Lucena.
Quando o sistema estiver em pleno funcionamento, a STtrans poderá visualizar o tráfego da sede, ver problemas em tempo imediato, alertar agentes de trânsito sobre intercorrências no trânsito nas vias monitoradas e também auxiliar na segurança pública, pois todas as imagens serão gravadas e as modernas câmeras captam com nitidez por centenas de metros.
Com o sistema de câmeras, o motorista autuado por uma infração de trânsito também não terá dúvidas sobre o fato, pois tudo estará registrado e dentro de normas e leis da legislação vigente no Brasil.