(Blog do Jordan, em 10/02/2023)
Em audiência com o secretário de saúde do Estado da Paraíba, Dr. Jhony Bezerra, nesta sexta-feira (10), a deputada Francisca Motta (Republicanos) reivindicou a aquisição de um acelerador linear, equipamento que permitirá a realização de radioterapia no Hospital do Bem, referência no tratamento oncológico no Sertão.
A parlamentar ressaltou que é traumatizante para a população sertaneja, realizar a radioterapia em Campina Grande ou João Pessoa, e ter que voltar para casa, ainda sob o efeito do tratamento, e muitas vezes, por falta de onde ficar.
“Apresentei vários pleitos ao secretário de saúde, inclusive demandas dos médicos do Sertão com relação a Fundação PB Saúde, e ao programa Opera Paraíba. Além disso, sempre me preocupei com o fato do tratamento contra o câncer não ser realizado em sua plenitude no Sertão, os pacientes ainda precisam deslocar-se para outros centros, em busca de radioterapia. O acelerador linear já está sendo licitado, e se Deus quiser, em breve, os pacientes além de realizarem a quimioterapia, também poderão realizar a radioterapia no Sertão, perto de suas casas e de suas famílias”, ressaltou Francisca.
O secretário de saúde do Estado, Dr. Jhony Bezerra, confirmou que a licitação para a compra do equipamento já está em fase final, e que a aquisição do aparelho de radioterapia representará mais um grande avanço na saúde, e do combate ao câncer no interior do estado.
“Avisar a toda população de Patos e de todo o Sertão, que o pleito da deputada Francisca Motta sobre o Hospital do Bem, já está em fase final de licitação, para aquisição do acelerador linear. Um equipamento de mais de dezesseis milhões, que será adquirido para a realização de radioterapia. O Hospital do Bem é um hospital do Estado e passará a disponibilizar também, a radioterapia, trazendo total independência para os sertanejos, na realização do tratamento oncológico, pois, com este equipamento o paciente realizará a quimioterapia, radioterapia e as cirurgias oncológicas, no próprio Hospital do Bem”, confirmou o secretário.
A deputada Francisca Motta, pautou ainda, a ampliação da Rede de Atenção às doenças cardíacas no Sertão e a instalação de um aparelho de ressonância magnética no Hospital Regional de Patos, para realização de diagnósticos mais precisos junto aos pacientes sertanejos.
Comentário nosso
Excelente esta notícia da aquisição de um equipamento de radioterapia para o Centro de Oncologia do Hospital Regional de Patos. Com o equipamento funcionando, os sertanejos em tratamento de câncer não precisarão mais se deslocar para João Pessoa e Campina Grande para fazer este tratamento. Só que Francisca Motta está tentando “faturar” em cima de um providência que, aparentemente, não foi nem decidida pelo atual Secretário de Saúde, uma vez que a licitação para a compra do equipamento já foi aberta como anunciou o próprio Secretário, conforme outra matéria publicada no Blog do Jordan.