Eterno radialista e vereador Orlando Xavier, o baixinho da bronca livre (seguido de comentário nosso)

By | 21/02/2023 8:14 am

 (Blog do Jordan, em 20/02/2023)

Eterno radialista e vereador Orlando Xavier, o baixinho da bronca livre

Com 2.343 votos conquistados e 11,03% dos votos válidos, o ex-vereador Orlando Xavier obteve na eleição municipal de 1982, a mais expressiva votação de um vereador na história política de Patos.
Naquele ano, foram 21.192 votos válidos e Orlando foi o único a ultrapassar a marca de 2.000 votos na cidade, no pleito que teve concorrendo 48 candidatos.

Para se ter uma ideia da façanha conseguida por Orlando Xavier, os votos conseguidos por ele representariam 4.740 votos, caso algum candidato a vereador tivesse obtido 11,03% dos 51.674 votos válidos nas eleições municipais de 2016.
Orlando Xavier é também o único parlamentar da cidade a ultrapassar por duas vezes a marca de 2000 votos no Município.
Ele superou pela segunda vez a expressiva marca nas eleições de 2004, quando alcançou 2.072 votos em meio a 66 candidatos que disputaram o cargo.

No Rádio, Orlando também fez história, com mais de 50 anos de locução em várias emissoras, comandou programas de grandiosa audiência, como, A Hora do Bronca,, Bom Dia Trabalhador, Meu Nome é Saudade e vários outros.
Mesmo após 5 anos da sua partida, Orlando Xavier continua sendo um ícone do Rádio Paraibano e referência na política, pela sua decência, honestidade e amor ao próximo.

 

Comentário nosso

Amigo de infância na rua dos Dezoito do Forte, trabalhamos juntos depois na Espinharas, abrindo a programação da emissora na década de sessenta, ele como operador e eu como apresentador de Violas e Repentes e Bom Dia Nordeste. Fomos posteriormente companheiros na emissora, à época em que ele fazia o programa de maior audiência da emissora, o A BRONCA É LIVRE, que fez dele o vereador mais votade da história de Patos.  Na época, já fazíamos a REVISTA DA SEMANA. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *