O médico e prefeito do Município de São Mamede, no Sertão da Paraíba, Dr. Umberto Jefferson (União Brasil), publicou um vídeo nas redes sociais sobre a Operação da PF, deflagrada nesta quinta-feira (02/03), da qual foi alvo. O gestor disse que foi surpreendido com a medida de busca no apartamento onde mora com a família e que está tranquilo, pois sempre trabalhou de forma transparente e honesta.
“Cooperei da melhor forma possível disponibilizando computadores, meu celular, que fiz questão de desbloquear. Entreguei a documentação que eles acharam interessante ou necessário para as investigações”.
O gestor disse na gravação que a explicação era para as pessoas que não o conhecem.
“Eu quero dizer que essa explicação vai para quem não me conhece. Antes de mais nada eu quero tranquilizar os nossos amigos, a gestão e os familiares que a gente nem precisava fazer isso, porque conhece a mim, conhece a minha família, sabe da probidade a frente da gestão que vem transformando o município de São Mamede. Mas esse esclarecimento é necessário para quem não me conhece. Antes de estar prefeito eu sou médico há 13 anos, minha esposa é médica, todos os meus bens, a grande maioria, foi antes da nossa gestão, são compatíveis com os nossos vencimentos, como médico, até porque desde o meu primeiro ano de mandato não recebo o salário de prefeito, optei pelos vencimentos como médico. Está lá no imposto de renda declarado a forma de compra, a forma de parcelamento, os contratos, seja para adquirir qualquer que seja o bem ou de trabalho, com quem quer que seja, tudo compatível com a minha renda e a da minha esposa”.
Ele finaliza reforçando que sempre estará à disposição da justiça para qualquer esclarecimento, que confia plenamente na equipe de licitação, administrativa e que tudo será esclarecido.
A Prefeitura também divulgou no Diário Oficial do Município, uma Nota de Esclarecimento acerca do caso. Confira abaixo:
A Prefeitura Municipal de São Mamede, Estado da Paraíba, por meio de gestão municipal, vem tornar público que o Prefeito Constitucional foi alvo de Busca e Apreensão em sua residência, onde prestou todos os esclarecimento necessários ao cumprimento do mandado judicial, sempre na intenção de contribuir com os rumos das investigações. Ressalta-se que está tomando ciência dos fatos a partir desse momento, onde será constituída uma Comissão Especial para conduzir os trabalhos do Procedimento Administrativo já instaurado através do Decreto Municipal n.º 008/2023, e que é de interesse da gestão apurar algum desvio de conduta, caso tenha acontecido dentro da execução dos atos administrativos, devendo pautar-se o trabalho sempre atento aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa dos envolvidos, pois a gestão municipal está sempre baseada nos princípios que regam a administração pública tal como o princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que regem os atos administrativos em nosso município. Reafirmamos aqui o nosso compromisso com a busca da verdade real dos fatos que merecer todos os administrados.