Dando continuidade ao projeto da construção do viveiro e visando ampliar os projetos voltados à ressocialização dos apenados, a prefeitura de Patos, através da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Presídio Regional Romero Nóbrega, iniciará a produção das mudas.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Manoella Rodrigues, a equipe realizou uma visita técnica no presídio e em reunião com o diretor da unidade prisional, Charles Martins, foram feitos os últimos ajustes para dar início a produção das mudas. Manoella lembrou que o projeto já foi iniciado há um bom tempo com a construção do viveiro e os canteiros, e a partir de agora dará início à produção das mudas, ressaltando que “esse trabalho é de muita importância, não só para o município como também para os próprios apenados. Tendo em vista que a produção de muda é algo que gera renda e, quando eles saírem daqui vão estar com essa parte técnica toda já desenvolvida. Sem contar na questão ambiental, pois essas mudas, parte delas serão doadas e serão utilizadas para a própria arborização da cidade de Patos”.
Charles Martins explicou que o projeto é de suma importância e vem somar de forma muito significativa com a política de ressocialização. “Nós já temos diversas parcerias com a prefeitura municipal de Patos, através de algumas secretarias, e esse vem ser mais um projeto a somar de forma muito significativa com a nossa política de ressocialização. Hoje temos a nossa unidade integrada efetivamente a essa política e teremos inicialmente três reeducandos empregados nesse projeto. E já com o objetivo de ampliar esse número e poder elevar essa nossa proposta de ressocialização uma ocupação cada vez maior dentro da nossa população carcerária”, explicou.
A expectativa é que a produção das mudas comece no próximo dia 13 de março quando a equipe da secretaria do Meio Ambiente ensinará aos apenados toda a parte técnica.
Áudio de Manoella Rodrigues – Secretária do Meio Ambiente:
Comentário nosso
Muito interessante esta ideia de dar oportunidade a mais essa atividade destinada à reeducação do apenados, mediante a produção de mudas. Mas seria interessante que entre estas mudas se desse prioridade às produção de mudas de frutíferas, inclusive por que poderiam ser destinadas a venda a particulares. A prefeitura, ao que parece, já tem expertisse na produção de mudas de frutíferas a acreditar em matéria divulgada há algum tempo de que teria sido reativado um viveiro da administração municipal onde se faria a produção de mudas de frutíferas. A plantação de frutíferas na arborização da cidade, inclusive, talvez fosse até mais atrativa para a população que poderia adotar as árvores frutíferas das suas ruas, tanto pela produção das frutas, quando pela presença dos pássaros que seriam atraídas por elas. (LGLM)