A Secretaria de Agricultura de Patos, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba por meio da Empaer, implantará 6 hectares de cajueiro anão precoce no município, beneficiando nove famílias distribuídas por toda zona rural.
A atividade faz parte do Projeto de Recuperação, Expansão e Fortalecimento da Cajucultura na Paraíba.
Para o secretário de Agricultura, Ferré Maxixe, o projeto é um esforço da Prefeitura Municipal de Patos através da Secretaria de Agricultura para gerar renda na zona rural através do cultivo de mudas de qualidade e paralelo ao acompanhamento técnico.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo da secretaria, Iere Caindre, a variedade que será implantada será a BRS 226, clone adaptado às condições semiáridas e que atende ao mercado de castanha (amêndoa), pseudofruto variando da cor amarela ao alaranjado e resistente a algumas doenças comuns do cajueiro.
“Os objetivos da secretaria de agricultura é fazer com que a população da nossa zona rural permaneça na zona rural com qualidade de vida. Então, o secretário Ferré não mediu esforços para que o município fosse incluído nesse projeto do governo do estado para o fortalecimento da cajucultura”, explicou Iere.
Ao todo serão cerca de 950 plantas que atingirão a produção comercial no terceiro ano de cultivo trazendo mais renda e qualidade de vida para as famílias beneficiadas.