(Blog do Jordan, 08/03/2023)
De acordo com o parlamentar, ele tem sido bastante cobrado pela população com relação ao surgimento desses novos projetos, a exemplo da taxa de iluminação pública, a isenção de impostos para empresas e outros. Chiquinho Morais alegou que seu posicionamento será sempre a favor dos populares do município, sobretudo os mais pobres, que são os que mais sofrem com os impostos.
“São projetos que criam impostos. Sempre são polêmicos. A gente tem que ter muito cuidado ao analisar. Recebemos os projetos ontem. Estamos analisando, estudando e vamos dar nossa contribuição para demonstrar à população o que está se passando na Casa. Outro projeto que a gente já tinha votado, eu me abstive porque é um projeto inconstitucional, que é a isenção de impostos para empresas. Fica uma incoerência, porque a gestão manda um projeto para que a população possa pagar o imposto e ao mesmo tempo reenvia um projeto isentando as empresas. O cidadão de bem, aquele pobre, que diariamente tem as dificuldades, pode pagar imposto, mas a empresa que ganha milhões não pode. Então é uma incoerência muito grande”, declarou o vereador.
Comentário nosso
Não vou entrar no mérito dos projetos por que não os conheço, mas quero levantar aqui uma questão. Nem sempre a isenção de determinados impostos para uma empresa é danosa para o município. Isentar de impostos uma empresa que está sendo atraída para o município e vai gerar empregos, muitas vezes se justifica pelo fato de ir gerar empregos e rendas para o município, muito mais rentáveis de que os impostos de que se abre mão. Isto é feito em toda parte quando se quer atrair novas empresas para um município, mas tem que haver um processo seletivo em que se analise, em cada caso, qual o custo/benefício da atração daquele empreendimento. (LGLM)