Polícia Federal cumpre sete mandados para investigar compra de votos em Areia de Baraúnas (seguido de comentário nosso)

By | 18/03/2023 8:14 am

(G1 PB,


Operação da PF investiga transferências irregulares de eleitores, compras de votos e associação criminosa em Areia de Baraúnas, na PB — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Operação da PF investiga transferências irregulares de eleitores, compras de votos e associação criminosa em Areia de Baraúnas, na PB — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Conforme a Polícia Federal, o município de Areia de Baraúnas registrou mais eleitores que habitantes nas eleições de 2020, o que chamou atenção dos investigadores. Além disso, a diferença entre a chapa vencedora e a perdedora para o cargo executivo foi de apenas 26 votos na época.

A transferência irregular de eleitores e as compras de votos apuradas teriam desequilibrado o pleito, segundo investigações.

Foi determinada pela Justiça as quebras dos sigilos bancários de todos os suspeitos, com o objetivo de apurar as supostas compras de votos.

A operação ganhou seu nome em referência aos diversos eleitores cooptados para votar em Areia de Baraúnas, sendo eles os “grãos” de Areia.

Comentário nosso

Não acreditamos que a Operação realizada pela Polícia Federal em Areia de Baraúnas se deve unicamente ao fato de no município mais eleitores do que moradores, fato que acontece em muito outros municípios paraibanos e de outras regiões do país. Há alguna abusos nesta área, inclusive incluindo fraudes eleitorais, mas há casos que se devem à própria legislação eleitoral. Eu sou eleitor em Patos e minha esposa é eleitora em João Pessoa, mas temos domicílio eleitoral também em São José do Bonfim, onde temos um imóvel rural e onde também poderíamos votar. Quixaba tem muito mais eleitores do que moradores, mas isto se deve a muita gente que mora em Patos, mas também tem domicilio eleitoral na Quixaba, por serem proprietários de imóveis naquele município. A decisão de muitos de continuarem a votar na Quixaba apesar de morarem em Patos se deve ao fato de ser mais fácil conseguir as coisas na Prefeitura de Quixaba, ser mais fácil entrarem em contato com o prefeito daquele município, do que verem o prefeito de Patos e conseguirem alguma coisa com ele. Isto é a lógica de eleitores de muitos municípios, por aí afora onde existem mais eleitores do que moradores. Houve uma época que existia um vereador de São José do Bonfim que morava no Mutirão em Patos e era eleito só com os votos de eleitores daquele município que residiam no Jatobá e adjacências. Até alguns anos atrás, até ser proibido pela Justiça Eleitoral, muitos candidatos de municípios vizinhos, faziam pixações com propagandas de suas candidaturas em bairros da periferia de Patos. A operação que a PF está fazendo em Areia de Baraúnas se deveria muito mais a denúncias de que candidatos daquele município teriam providenciado a transferência de eleitores de municípios vizinhos só para votarem neles, sem ter domicílio eleitoral  naquele município. (LGLM)

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *