Lula desiste de extinguir a Funasa após articulação do PSD de Daniella Ribeiro (seguido de comentário nosso)

By | 21/03/2023 8:20 am
O ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, nomeou Francisco Américo Neves de Oliveira como novo superintendente da Funasa.

 

Foto: divulgação/Agência Brasil

Após articulação de congressistas do PSD, o governo Lula desistiu de extinguir a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e entregou o comando da pasta a Francisco Américo Neves de Oliveira. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20), pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Francisco Américo já foi diretor-geral do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) e diretor da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), estatal baiana, na gestão de Rui Costa. Agora, passa a coordenar a Funasa, que tem 26 superintendências, uma em cada estado brasileiro.

O anúncio sobre o fim da Funasa foi feito no início de janeiro, através de uma Medida Provisória. As atribuições do órgão foram transferidas para os ministérios da Saúde e Cidades. Após a decisão, houve uma pressão do Centrão no Congresso Nacional contra a extinção da pasta.

Ribeiro na Funasa

Na semana passada, a senadora Daniella Ribeiro (presidente estadual do PSD-PB) pediu diretamente ao presidente Lula a reversão da decisão de extinguir a Funasa.

Até o ano passado, a pasta era comandada por Virgínia Veloso, ex-prefeita de Pilar e mãe dela e do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP). Ainda não há confirmação se Virgínia Veloso seguirá no comando da Funasa na Paraíba.

A Funasa, criada em 1991, tem atuação principal a execução de obras de saneamento em municípios pequenos – os mais atingidos com sua extinção, portanto. Por isso há interesse político em comandar a pasta.

 

Comentário nosso

Praticamente esvasiada e com funções que podem ser substituídas por outros órgãos do Ministério da Saúde, a FUNASA só tem uma serventia. Servir de cabide de emprego, por isso os políticos paraibanos defenderam a sua manutenção com “unhas e dentes”.  Uma das defensoras mais instransigentes foi a senadora Daniella Ribeiro, cuja mãe era até o final do ano superintendente da FUNASA da Paraíba. Com a extinção da FUNASA a mãe de Daniella ia perder a “boquinha”. Ela ou outro apaniguado do grupo. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *