Ocorreu nesta sexta-feira, dia 24 de março, no Hospital Regional de Patos, a 1ª angioplastia coronariana primária do sertão paraibano. O procedimento ocorreu em um paciente com infarto agudo do miocárdio.
O fato é inédito e transcorreu com sucesso no serviço de hemodinâmica da Paraíba, sendo realizado por um cardiologista hemodinamicista, o Dr Luan Martins. O paciente procedente de São Mamede, região metropolitana de Patos, apresentou forte dor no peito às 09h00 horas da manhã desta sexta-feira.
Ao realizar o eletrocardiograma no hospital local, foi evidenciado um infarto grave (chamado infarto com supra). Em menos de 2 horas, o paciente realizou o cateterismo cardíaco e a angioplastia com o implante de 2 stents coronarianos, que recanalizam a artéria obstruída, evitando assim que o músculo cardíaco tenha sequelas permanentes.
O procedimento foi realizado com sucesso e o paciente se recupera em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob a supervisão dos cardiologistas da PB SAÚDE. É a primeira vez que um sertanejo recebe pelo SUS esse tratamento sem precisar ser transferido para a capital e em tempo recorde.
Comentário nosso
- Segundo o Dr. Google, uma angioplastia custa em torno de quinze mil reais. Isto sem contar a despesa de hospitalização e de UTI se for necessário. Mas pode custar bem mais, dependendo do material do stent indicado pelo médico. O Hospital São Francisco, em Patos, segundo me disseram, cobra uma diária de UTI a quatro mil reais. Enfermaria e apartamento custam mais barato, entre quatrocentos ee setecentos reais, a diária. (LGLM)