Energia a partir do agave: SENAI Cimatec e Shell fecham parceria para produção de biomassa (seguido de comentário nosso)

By | 08/04/2023 6:51 pm

Acordo marca nova fase do programa BRAVE e será implantado no semiárido do Nordeste

(agência de notícias da indústria, em 03/04/2023, colaboração de Carlos Minéu)

No dia 13 de abril, a Shell Brasil e o SENAI CIMATEC lançam, em Conceição do Coité (BA), a nova fase do programa BRAVE (Brazilian Agave Development – Desenvolvimento da Agave no Brasil). Este programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com investimento da Shell visa explorar o potencial da Agave como fonte de biomassa para a produção de etanol, biogás e outros produtos.

A nova etapa do BRAVE prevê duas frentes de atuação: os projetos BRAVE-Mec e BRAVE-Ind. O BRAVE-Mec tem como foco o desenvolvimento de soluções de mecanização para o plantio e colheita da Agave, além de desenvolver um campo experimental de testes, visando promover o cultivo e manejo de diferentes Agave, como, por exemplo, a Agave sisalana, hoje utilizada para produção de sisal, e a Agave tequilana, hoje utilizada para produção de tequila. Em paralelo, o projeto BRAVE-Ind vai desenvolver tecnologias de processamento da Agave para a produzir etanol de primeira geração e segunda geração – aquele obtido através das folhas e bagaço da planta, e outros produtos renováveis. Estes dois projetos somam-se ao Brave-Bio, projeto de pesquisa financiado pela Shell em parceria com a Unicamp, iniciado em novembro de 2022.

Evento também terá lançamento do SENAI CIMATEC Sertão

O Programa Brave é uma das primeiras iniciativas do SENAI CIMATEC Sertão, o novo campus do SENAI CIMATEC, que tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias para impulsionar o avanço social, econômico e ambiental do semiárido nordestino.

Credenciamento

Os jornalistas interessados no credenciamento devem enviar um email para comunicacimatec@fieb.org.br  com dados da equipe até dia 05/04.

Será oferecido transporte para imprensa a partir de Salvador (lugares limitados).

Serviço

Evento: Lançamento do Programa BRAVE-Mec e BRAVE-Ind
Data: 13 de abril
Saída: 5h30 (3h45 de viagem)
Local de partida: SENAI CIMATEC – Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã – Salvador
Retorno: 12h30

Retorno: 12h30 

Comentário nosso

O resgate do Agave como cultura comercial é uma notícia importante para os produtores nordestinos. Mas será que vai haver demanda para os pequenos produtores de agave. Antes havia a demanda local na fabricação de cordas e em João Pessoa havia várias fábricas que utilizavam o agave para produção de produtos diversos como cordas, tapetes e outros objetos. Mas a produção em larga escala da Bahia, terminou inviabilizando a produção artesanal do pequeno produtor nordestino, que terminou abandonando a cultura. A pergunta é: com as novas destinações do agave haverá demanda para o agave do pequeno agricultor? Os novos usos exigirão usinas para sua utilização, será possível fazê-las funcionar no interior para aproveitar a produção dos produtores interioranos? Vamos aguardar maiores informações da entidades que desenvolvem os programas. (LGLM)

Comentário

Category: Últimas

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *