Obstrução no canal impede passagem de água da Barragem da Farinha ao Açude do Jatobá, em Patos (seguido de comentário nosso)

By | 09/04/2023 5:58 pm

(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 09/04/2023)

sharethis sharing button

O canal que foi criado para levar água da Barragem da Farinha ao Açude Jatobá encontra-se obstruído por mato e bancos de barro. Registro feito no final da manhã deste domingo, dia 09 de abril de 2023, mostram que o canal ainda não está cumprindo sua finalidade.

Ao longo dos anos, a falta de manutenção fez surgir mato e bancos de barro que impedem o fluxo de água que deveria seguir para o Açude Jatobá após determinado volume na Barragem da Farinha.

A cada ano, a cena de descuido por parte das autoridades se repete em relação aos serviços de manutenção que ajudariam a levar mais água das chuvas ao Açude do Jatobá por meio do canal que foi criado pela Prefeitura Municipal de Patos.

O Açude do Jatobá se encontra assoreado e necessita de atenção por parte do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão do Governo Federal. A cobrança popular não vem sendo atendida e o açude mais simbólico aos patoenses tem mais um período chuvoso que se inicia sem os cuidados necessários para facilitar a chegada de águas até este.

Comentário nosso

Estou na capital, mas tento me manter informado sobre o que acontece por aí. Pelas informações que eu tinha até a manhã deste domingo, ainda faltavam uns setenta centímetros para a Farinha começar a sangrar. Nesta situação, o canal entre a Farinha e o Jatobá ainda não era para estar funcionando. Pelo que sei, só quando faltam, em torno de dez centimetros para a sangria da Farinha é que este canal começa a escorrer, mas ainda com uma lâmina muito fina. Só quando a Farinha começa realmente a sangrar é que a lâmina do canal começa a ser significativa e começa a se limpar, inclusive levando alguma sujeira que o esteja poluindo. Como, segundo registra o Jozivan, há mato e barro acumulado no canal, isto vai realmente dificultar a passagem da água através do canal o que deveria ter sido prevenido pela Prefeitura determinando uma limpeza do Canal. Mas ainda está em tempo, se é que temos um prefeito e algum efetivo ou um “puxa-saco” que se encarregue disso. Vamos esperar pelo proseguimento do inverno e pela sangria dos nossos reservatórios. Como Deus é pródigo, quem sabe se não comemoramos até a sangria de Jatobá e Capoeiras, além  de Farinha,  claro! (LGLM)

Comentário

Category: Últimas

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *