(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 09/04/2023)
O canal que foi criado para levar água da Barragem da Farinha ao Açude Jatobá encontra-se obstruído por mato e bancos de barro. Registro feito no final da manhã deste domingo, dia 09 de abril de 2023, mostram que o canal ainda não está cumprindo sua finalidade.
Ao longo dos anos, a falta de manutenção fez surgir mato e bancos de barro que impedem o fluxo de água que deveria seguir para o Açude Jatobá após determinado volume na Barragem da Farinha.
A cada ano, a cena de descuido por parte das autoridades se repete em relação aos serviços de manutenção que ajudariam a levar mais água das chuvas ao Açude do Jatobá por meio do canal que foi criado pela Prefeitura Municipal de Patos.
O Açude do Jatobá se encontra assoreado e necessita de atenção por parte do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão do Governo Federal. A cobrança popular não vem sendo atendida e o açude mais simbólico aos patoenses tem mais um período chuvoso que se inicia sem os cuidados necessários para facilitar a chegada de águas até este.
Comentário nosso
Estou na capital, mas tento me manter informado sobre o que acontece por aí. Pelas informações que eu tinha até a manhã deste domingo, ainda faltavam uns setenta centímetros para a Farinha começar a sangrar. Nesta situação, o canal entre a Farinha e o Jatobá ainda não era para estar funcionando. Pelo que sei, só quando faltam, em torno de dez centimetros para a sangria da Farinha é que este canal começa a escorrer, mas ainda com uma lâmina muito fina. Só quando a Farinha começa realmente a sangrar é que a lâmina do canal começa a ser significativa e começa a se limpar, inclusive levando alguma sujeira que o esteja poluindo. Como, segundo registra o Jozivan, há mato e barro acumulado no canal, isto vai realmente dificultar a passagem da água através do canal o que deveria ter sido prevenido pela Prefeitura determinando uma limpeza do Canal. Mas ainda está em tempo, se é que temos um prefeito e algum efetivo ou um “puxa-saco” que se encarregue disso. Vamos esperar pelo proseguimento do inverno e pela sangria dos nossos reservatórios. Como Deus é pródigo, quem sabe se não comemoramos até a sangria de Jatobá e Capoeiras, além de Farinha, claro! (LGLM)