(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 11/04/2023)
A cidade de Patos se candidatou para participar do programa Recicleiros Cidades e já está inscrita entre 25 municípios a participarem do programa. Apesar de inscrita, Patos ainda tem que conseguir ser selecionada pelo programa para receber todos os benefícios que ele pode proporcionar.
Para que a cidade de Patos consiga ser selecionada é necessário que a população demonstre conhecer o programa, as suas vantagens para a limpeza da cidade e os benefícios que isso possa proporcionar para os seus moradores. Vocês podem entrar no Instagram no endereço @semadspatos “e comentem, compartilhem e curtam a última postagem do feed, pois esse engajamento faz parte de uns dos critérios para a seleção”.
Na Paraíba, a cidade de Cajazeiras já participa do programa recebendo os benefícios proporcionados pelo Ricecleiros Cidades. O programa, dependendo do porte da cidade, pode destinar até cinco milhões de reais para a administração municipal preparar a estrutura para coleta e tratamento do lixo a ser reciclado.
Em que consiste o programa Recicleiros Cidades? O programa proporciona a coleta seletiva do lixo produzido pela cidade e direciona estes resíduos para as pessoas que vão fazer a reciclagem e destiná-la para a comercialização daquilo que conseguirem reciclar, proporcionando renda para aqueles que atualmente fazem isso por conta própria no lixão da cidade, devidamente organizados numa cooperativa para fazer a comercialização da produção comum.
Para a coleta seletiva, a população tem que contribuir fazendo a sua parte. Ao invés de colocar todo o seu lixo misturado em um recipientes só, cada família colocará em um ou mais sacos o material reciclável (papel, plástico, metal e vidros) e em outros recipientes colocará os outros resíduos, considerados rejeitos (comidas e outros materiais). O material reciclável será recolhido por um caminhão da prefeitura destinado exclusivamente para o lixo reciclável e o recipiente com os rejeitos será recolhido pelo caminhão de lixo que faz a coleta atualmente.
O material reciclável será encaminhado para os galpões que serão instalados pelo programa Recicleiros onde o pessoal da cooperativa fará a sua separação e destinação para o comércio. O programa Recicleiros, durante alguns anos, comprará este material reciclável, por um preço razoável, sem a participação de intermediários que hoje rebaixam muito o preço deste tipo de material.
Depois de alguns anos, quando os trabalhadores da cooperativa já tiverem adquirido experiência na seleção e estabilidade no seu comércio, o programa doa todas as estruturas de galpões e outros materiais para a cooperativa, que passa a vender o seu produto a quem bem quiser.
Agradecemos à Secretária de Meio-ambiente, Manoella Rodrigues, pelas informações com os detalhes que nos orientaram na redação da matéria.