(Blog do Jordan, em 12/04/2023)
O Blog do Jordan Bezerra trouxe a problemática do Açude Queimadas, em Santana dos Garrotes, na região do Vale do Piancó, com informações da população, que denunciou que o balde do açude estava com rachões e vários buracos, no último dia 8, que causou susto na população.
O prefeito Dedé, como é mais conhecido, juntamente com alguns vereadores, reivindicaram à AESA a reforma do balde, mas não receberam resposta até hoje, segundo vereador Junior Passos.Contudo, esta quarta-feira, dia 12. O Blog do Jordan Bezerra e outros veículos receberam a informação que a AESA fez uma vistoria no local e garantiu que vai iniciar uma vistoria e realizar a manutenção o quanto antes. O diretor da AESA em Patos, Mozart, disse que a partir de terça-feira, os trabalhos serão iniciados no reservatório.
Este mesmo manancial passou por uma reforma, quando o Blog do Jordan Bezerra esteve no local e fez imagens dos buracos, que estavam enormes e oferecendo risco à população local. À época, uma equipe da AESA foi ao local e fez uma obra, em fevereiro de 2019. Agora, os mesmos problemas reapareceram.
O vereador Junior Passos agradeceu a atenção do governador João Azevêdo, que determinou à AESA que desse maior atenção ao problema e apresentasse uma solução urgentemente.
O Açude Queimadas tem capacidade de 16 milhões e 600 mil metros cúbicos de água. O açude tem hoje represado o equivalente a pouco mais de 10 milhões de metros cúbicos, cerca de 68% de sua capacidade de armazenamento.
Questionado se havia algum risco de rompimento, a resposta foi que não há nenhum risco, pois a AESA esteve no local, fez o roço, e disse que a vistoria não detectou vazamentos na parede do açude. O técnico esteve no local, mas o reparo será realizado pela secretaria de Infraestrutura do Estado da Paraíba, para agilizar a obra, como informou Mozart.
Reveja abaixo a matéria do Blog do Jordan Bezerra na visita em 2019, quando foi realizada uma manutenção no balde do Açude Queimada:
Preocupante: Açude Queimadas, em Santana dos Garrotes, tem inúmeras crateras no balde e assusta população; veja fotos e vídeo
Comentário nosso
Se o problema eram as crateras na parede ficará resolvido com o aterramento das crateras. No caso não era uma série de problemas para constituir uma problemática. Mas um único problema com uma única solução. (LGLM)