Romildo Sousa destaca a magnífica história de Coriolano de Medeiros durante comemoração dos 71 anos da escola que homenageia o ilustre patoense (seguido de comentário nosso atualizado)

By | 28/04/2023 10:43 am

(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 28/04/2023)

sharethis sharing button

Na manhã desta quinta-feira, dia 27 de abril, por meio do projeto Conhecendo Nossa Escola Coriolano de Medeiros, professores, funcionários, estudantes e colaboradores fizeram uma imersão na história do ilustre patoense Coriolano de Medeiros. O evento aconteceu no auditório da própria Escola Estadual Coriolano de Medeiros, localizada no Bairro Santo Antônio, em Patos.

A Escola Estadual Coriolano de Medeiros completou 71 anos de fundação e, por meio do projeto Conhecendo Nossa Escola, fez uma série de atividades alusivas ao aniversário. A idealizadora do projeto foi a professora Cida Vasconcelos e contou com o apoio dos demais professores.

Um dos pontos altos das comemorações foi a exposição da história de Coriolano de Medeiros feita por Romildo Sousa. De forma didática e profunda, o historiador Romildo Sousa deu ricos detalhes da vida do ilustre patoense que se tornou referência em toda a Paraíba e que contribuiu de forma magnífica, por meio de livros, poesias e crônicas, para entender pontos cruciais da história de Patos e da Paraíba.

“Coriolano de Medeiros foi um grande professor, escritor, um grande músico, historiador, que inclusive nasceu aqui na região de Patos…foi o fundador da Academia Paraibana de Letras, foi um grande historiador…em 1914, ele escreveu o Dicionário Coreográfico da Paraíba, numa época que não tinha nem carro para andar! O cara fazer um livro daquele naquela época! É um grande historiador!”, destacou Romildo.

As comemorações aos 71 anos da Escola Coriolano de Medeiros contou com apresentações de trabalhos desenvolvidos por estudantes. As atividades preencheram de forma educativa toda a manhã.

A professora Ana Rolim disse que as atividades foram a culminância do projeto Conhecendo Nossa Escola e envolveu toda a comunidade escolar. A professora Cida Vasconcelos relatou que o objetivo do projeto é resgatar o que se aprendeu e o que se aprende na Escola Coriolano de Medeiros. Cida afirmou que o projeto foi também uma oportunidade de resgatar outros projetos que são desenvolvidos no dia a dia da comunidade.

A TV Sol produziu uma matéria sobre as comemorações do aniversário da Escola Coriolano de Medeiros.

Comentário nosso

Senti muito ao ver a matéria de Jozivan dando conta das comemorações dos 71 anos do Coriolano de Medeiros. Estava em Patos, na quinta-feira, passei enfrente ao Coriolano e não sabia que estava acontecendo esta comemoração. Eu tenho orgulho de ter sido aluno de uma das primeiras turmas do Coriolano de Medeiros em 1953. Cursei o primeiro ano primário, numa turma comandada por Dona Adjalma Medeiros, irmão do futuro prefeito Rivaldo Medeiros. A diretora, que ocupou o cargo por muitos anos era dona Lidinha Farias. Em 1954, fiz o segundo ano primário, também no Coriolano, com Dona Adjalma Medeiros, e já perto do final do ano fui recrutado por Padre Sitônio para ir, no ano seguinte, para o Seminário de Nossa Senhora da Assunção em Cajazeiras, que ia ser inaugurado. Como no seminário só ia ter turmas a partir do quarto ano primário, tive um reforço de três meses com dona Terezinha de Tibúrcio que mantinha uma aula de reforço na rua do Nego. Em fevereiro de 1955, ingressei no seminário, mas tive que me submeter a um teste, pois ia pular do segundo para o quarto ano, mas consegui passar muito bem no teste, um sinal da qualidade da educação oferecida no Coriolano de Medeiros, e fui cursar a quarta série, na turma mas adiantada.  E daí para a frente sempre me dei bem nos estudos. Tenho só uma dúvida. Comemoram 71 anos ou 70? Se não me engano, a Escola foi inaugurada em 1952 e começou a funcionar em 1953. Se alguém estudou ou ensinou lá antes de 1953 que me corrija. (LGLM)

Romildo me tirou a dúvida, pesquisando nos seus arquivos: o Coriolano foi inaugurado em 19 de outubro de 1952, tendo feito 70 anos o ano passado. E como comecei a estudar lá em 1953, eu fui realmente das primeiras turmas. (LGLM)

 


Categorias: Geral

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *