No Dia Nacional da Caatinga, professora da UFCG relata: “Cerca de 75% da área do Município de Patos está sob risco de desertificação!” (seguido de comentário nosso)

By | 29/04/2023 6:39 am

(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 28/04/2023)

sharethis sharing button

Na noite desta sexta-feira, a professora Dra. Carminha Learth Cunha, do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos, (UFCG/Patos), fez participação no Programa Polêmica, na Rádio Espinharas FM, e falou sobre o Dia Nacional da Caatinga.

Carminha trouxe dados relevantes e também preocupantes sobre o bioma Caatinga que vem sendo destruído. Atualmente, metade da Caatinga já está desmatada e com risco de danos irreversíveis se continuar no ritmo de desmatamento e com a falta de políticas ambientais.

A professora fez um alerta: ““Cerca de 75% da área do Município de Patos está sob risco de desertificação”. Diante disso, Carminha relatou que se faz necessário um olhar mais cuidadoso e o aumento da recuperação de áreas degradadas.

O bioma Caatinga é rico em diversidade e precisa gerar economia sustentável numa região em que vivem 27 milhões de pessoas. Para se ter uma idéia, os números de espécies são surpreendentes: 4.657 espécies de plantas, 403 espécies de peixes, 548 aves, 210 espécies de répteis e 183 mamíferos…algumas espécies só existem na Caatinga.

 

OUÇA relato de Carminha Learth:

Comentário nosso

Infelizmente, uma atividade que muito contribui para a degradação da caatinga em nossa região é a produção de carvão. Alguma coisa deveria ser feita para compensar a destruição do bioma provocada pelos carvoeiros. Como é impossível impedir a atividade, pelo problema social que implicaria, poderia, a nosso ver, ser feito um programa de reflorestamento que envolvesse os próprios produtores de carvão, alguma coisa como financiá-los para que reflorestassem, fornecendo-lhes mudas de espécies do próprio bioma da caatinga, inclusive espécies que pudessem ser aproveitadas para a carvoaria e que tivessem elas próprias capacidade de rápida recuperação. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *