(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 01/06/2023)
De acordo com um artigo publicado pela tradicional Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, “ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita”.
Durante uma aula de literatura ministrada pela professora Klítia Cimene, que leciona na Escola Monsenhor Manuel Vieira, o CEPA, os estudantes propuseram a leitura de um romance da escritora estadunidense Colleen Hoover. A ideia era ler o livro e depois fazer uma discussão. Assim, começou o que se tornou o Clube do Livro Entre..Linhas.
Na manhã desta quinta-feira, dia 01 de junho, a reportagem foi conhecer de perto o Clube do Livro Entre…Linhas. A roda de conversa sobre a leitura, os escritores, os gostos, as dicas e o vasto universo que surge a partir da leitura, deu a dimensão do quão entusiasmante é mergulhar na leitura e fazer a mente se expandir cada vez mais. O clube é recente e está no terceiro livro lido e comentado, no entanto, se percebe o quanto tem contribuído para a vida de cada um que faz parte.
A metodologia é simples: a professora propõe um livro para os estudantes, os estudantes propõem um livro para a professora, é feita uma roda de conversa para se apreciar a obra e o que essa acrescentou para o leitor. São feitas várias análises de forma livre e de compartilhamento de impressões. O mais interessante é que a leitura não é para gerar nota ou pontos na caderneta, mas sim para que a leitura seja mesmo para o prazer.
No próximo dia 15 de junho, na própria escola, o Clube do Livro vai receber a visita de Flávio Lúcio, que é escritor e professor doutor pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Flávio Lúcio é autor do livro ‘Ulisses e o Fogo Olímpico’. O escritor foi indicado ao Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil.
“Sinceramente! É uma experiência maravilhosa! Porque faz um tempo que eu havia parado de ler direto e me voltou aquela animação para ler…”, relatou Paulo Ricardo. “…o clube é muito bom! Discutir com as pessoas opiniões diferentes sobre os livros…é maravilhoso”, disse Thayane. A mesma visão é compartilhada por outros membros do Clube do Livro Entre…Linhas.
Comentário nosso
Parabéns à querida professora Klítia Cimene, que leciona na nossa querida Escola Monsenhor Manuel Vieira, o CEPA, onde fui professor de Português, de 1963 a 1967. Parabéns ao Jozivan Antero pela cobertura ao trabalho da professora. Os professores de Português da outras escolas, deveriam imitar o exemplo da proferssora Klítia, promovendo eventos semelhantes em suas escolas. A leitura é o instrumento mais importante para a formação de qualquer profissional. Durante os seis anos que passei no Seminário de Cajazeiras, eu li praticamente toda a biblioteca em formação naquela escola e por isso me apaixonei pela leitura. E isso me deu uma base muito boa para tudo que empreendi dali para a frente. Passei em concursos do Banco do Brasil (um externo e dois internos), num vestibular da então Faculdade de Filosofia de Patos; vestibular de Jornalismo, na Universidade Católica de Pernambuco; vestibular de Direito na Universidade Federal de Pernambuco; e nos Concursos Públicos do Ministério do Trabalho e da Receita Federal, sempre em boas colocações, graças à minha paixão pela leitura. E sou leitor compulsivo até hoje. Leio pelo menos dois livros por mês. Agora estou tentando ler os mais de sessenta livros da Bíblia, vários dos quais eu já tinha lido, mas vou reler, se Deus quiser. Mas paralelamente vou lendo outros livros. Isto além de passar parte do dia, na frente do computador, lendo as notícias do dia-a-dia, para preparar o blog e o programa. Ainda bem que estou aposentado. Estou tentando recuperar os quase sessenta anos dedicados ao trabalho profissional. (LGLM)