O líder do prefeito na Câmara, o vereador Sales Júnior, ressaltou a importância da discussão encabeçada por Jamerson
O vereador Jamerson Ferreira usou a tribuna da Câmara Municipal de Patos, nesta quarta-feira (01/06), para cobrar das autoridades competentes uma discussão sobre o Plano Diretor do município. Ele afirmou que o documento, que define as diretrizes de desenvolvimento urbano e rural, está desatualizado e precisa ser revisto com a participação da sociedade.
Jamerson também fez críticas ao uso indevido das calçadas para estacionamento de veículos e à falta de fiscalização da prefeitura para coibir essa prática. Ele disse que os pedestres são prejudicados pela ocupação irregular dos espaços públicos e dificultando o trânsito de pedestres no município.
O parlamentar ainda apontou outras irregularidades nas calçadas, como a existência de degraus, buracos, lixo e obstáculos que dificultam a acessibilidade e a mobilidade das pessoas. Ele cobrou uma solução da prefeitura para esses problemas e pediu a conscientização dos proprietários de imóveis sobre a importância de manter as calçadas em boas condições.
Jamerson finalizou seu discurso dizendo que é preciso mais empenho da prefeitura na fiscalização do cumprimento da lei que regulamenta o Plano Diretor do município.
O líder do prefeito na Câmara, o vereador Sales Júnior, ressaltou a importância da discussão encabeçada por Jamerson e disse que levará o pleito do parlamentar ao prefeito Nabor Wanderley.
Comentário do programa
O plano diretor do município reflete a situação do município da época em que foi elaborado. Com o tempo ele vai ficando desatualizado pois novos problemas vão surgindo e vão exigindo soluções. Jamerson Ferreira chamou a atenção para um problema sério para a mobilidade de idosos e deficientes, por exemplo, que é o de calçadas com buracos, diferenças de nível e outros obstáculos. Tem calçadas que de uma residência para outra há diferenças de nível de vinte, trinta e quarenta centímetros, dificuldando a mobilidade das pessoas. Como um candeirante pode subir um batente de vinte centimetros ou mais? Outro problema, ligado a este, é o de entradas para veículos que cria desníveis impossíveis de ultrapassar. Tudo isto tem que ser previsto em um plano diretor para evitar que as pessoas construam suas calçadas ao seu bel prazer. O plano diretor deve prevê largura de ruas, construção de pavimentação, reserva de espaços para equipamentos comunitários nos novos loteamentos, previsão de espaços para feiras e comércio, construção de parques e praças e assim por diante. (LGLM)