Campus do IFPB em Santa Luzia será desmembrado e incorporado ao IFSertão, com a reitoria na cidade de Patos

By | 04/06/2023 12:25 pm

Com essa iniciativa, o processo de criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB), sediado em Patos, continua em andamento e inclui os campi localizados na região, incluindo o de Santa Luzia, e o projeto poderá avançar para as próximas etapas.

 

A reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) emitiu, na última quarta-feira, dia 31 de maio, uma portaria para a criação de uma comissão responsável pelo desmembramento e expansão da instituição.

Com essa iniciativa, o processo de criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB), sediado em Patos, continua em andamento e inclui os campi localizados na região, incluindo o de Santa Luzia, e o projeto poderá avançar para as próximas etapas.

A concepção dessa nova instituição teve início em 2011, quando houve uma proposição de um registro geográfico feito pelo jovem Pedro Jorge Nunes da Costaque, que engloba não apenas os campi de Patos e Santa Luzia, mas também os de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Princesa Isabel e Sousa. Ao longo dos anos, o movimento em favor do desmembramento ganhou força, começando em Patos e se estendendo aos demais municípios.

A missão do IF do Sertão, com sede em Patos, é explorar o potencial tecnológico do Semiárido, aproveitando sua abundância de sol e seus solos ricos em minerais e recursos agrícolas. O objetivo é estimular a criação de um polo tecnológico para exportar tecnologia de ponta e atrair novas empresas, seguindo o exemplo de Campina Grande, que atualmente é um importante centro de profissionais de tecnologia por meio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB). Recife também adotou essa estratégia com seu “Porto Digital”. Essas cidades promovem a vinda e iniciadas de startups que criaram para a inovação tecnológica no Brasil e no mundo.

Veja a portaria:

Comentário nosso

Esperamos que se concretize realmente em Patos esta nova estrutura descentralizada com a criação de um Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB). A portaria fala numa restruturação, mas não diz em parte nenhuma como se fará esta reestruturação, nem como será feita e onde serão criadas as novas estruturas. Esperamos que as lideranças políticas da região batalhem em defesa dos interesses legítimos da cidade de Patos, pela sua centralidade em relação ao Sertão paraibano e pelas importantes estruturas educacionais aqui existentes. Não podemos esquecer que, quando da instalação da Faculdade de Medicina da UFCG, quando todas as expectativas eram de que seria instalada em Patos, fomos descartados em favor de Cajazeiras que não tinha nenhum motivo para ser escolhida, simplemente, por que faltou empenho das nossas lideranças. Vamos ver para que servem os votos dados a Hugo Motta, que se arvora em liderança ligada aos interesses de Patos. (LGLM)

Comentário

Category: Últimas

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *