Livro sobre memória ferroviária na Paraíba será lançado nesta sexta-feira em Campina Grande (seguido de comentário nosso)

By | 12/06/2023 8:22 pm

(Portal WSCom, em 12/06/2023)

 

Portal WSCOM

Um dos livros mais vendidos na Paraíba desde abril será lançado sexta-feira, 16 de junho, na estação velha de Campina Grande (Museu do Algodão), às 9 horas, um dos capítulos do livro. A obra NOS TRILHOS DA MEMÓRIA – pare, olhe, escute – do jornalista, escritor e policial penal Josélio Carneiro de Araújo, destaca a restauração e revitalização de antigas estações ferroviárias da Paraíba – na capa, a estação da cidade de Duas Estradas, que tem sido referência no País – O décimo livro do autor traz ainda um apelo para que os gestores de Alagoa Grande, Guarabira, Soledade, Patos, com as estações em ruínas, dentre outras cidades, devolvam vida a esses patrimônios histórico-culturais e com funcionamento de biblioteca, casa de cultura ou museu. A boa notícia é que a prefeitura de Sousa começou as obras do futuro Parque da Estação.

O complexo ferrovário de Duas Estradas, revitalizado na gestão da prefeita Joyce Renally tem atraído turistas e é cenário para ensaios fotográficos de modelos. Mensalmente é palco da feira cultural e gastronômica. No Natal e nos festejos juninos o ambiente fica lotado por duas-estradenses, visitantes do Brejo e até de outros estados do País, atraídos pelas impecáveis beleza do ambiente e as ornamentações produzidas por uma equipe de profissionais.

Na noite deste sábado (10) a prefeita Joyce Renally, ao lado do vice-governador Lucas Ribeiro, declarou oficialmente abertas as festividades juninas de Duas Estradas. Na ocasião ocorreu o lançamento do livro NOS TRILHOS DA MEMÓRIA – pare, olhe, escute. “Uma noite inesquecível, com sessão de autógrafos marcante na plataforma da bela estação de trem onde funciona desde 2019 a Biblioteca Pública Municipal “Profª Maria de Lourdes Freire dos Santos”, cenário ideal para autografar um livro em que trago ao debate a recuperação e preservação do patrimônio ferroviário e foi o lançamento em que mais vendi livros. Gratidão a Deus pelo momento único e à prefeita Joyce pelo apoio cultural. Naquela estação desembarquei e embarquei algumas vezes  com minha mãe, quando criança. Passou um filme em minhas memórias”, declara Josélio Carneiro.

Um outro case de sucesso que o autor aborda é a revitalização da estação de São João do Rio do Peixe, no Sertão, onde desde 2019 funciona o Espaço Cultural Estação das Artes. Com 224 páginas, 130 fotografias, revisão e prefácio de Edileusa Gonçalves de Araújo, capa de Gabriel Queiroz e Naudimilson Ricarte e fotos de capa de Evandro Pereira e Roberto Guedes, o livro custa R$ 40,00, venda direto com o autor via whatsapp (83) 986366463, ou pessoalmente nos lançamentos. A obra já foi lançada na Associação Paraiba de Imprensa (API) e Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, dia 16 será em Campina Grande e há convites para sessão de autógrafos em Itabaiana, Guarabira, Bananeiras, Borborema, e Nova Cruz-RN. Em Campina Grande o livro vai ser apresentado pelo geógrafo e pesquisador sobre ferrovias paraibanas, Jônatas R. Pereira, membro do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG).

Comentário nosso

É uma vergonha que nada tenha sido feito até hoje no sentido de tombamento e recuperação da nossa Estação Ferroviária, uma marco tão importante da nossa história. E ela pode ter uma destinação cultural semelhante a que tem sido dada a tantas estações ferroviárias pelo Brasil afora. Não custa nenhuma fortuna, nem perto dos dois milhões gastos para trazer cartores sertanejos para o São João de Patos, para transformá-la num museu ou centro cultural. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *