Vale ressaltar que as fogueiras e os fogos de artifício nas festas juninas permanecem proibidos na Paraíba
O médico Rafael Nóbrega, diretor técnico da UPA João Bosco de Araújo, localizada no bairro Jatobá, alerta que tanto os fogos quanto as fogueiras podem causar acidentes graves, principalmente em crianças. Isso pode ocorrer tanto pela soltura dos fogos quanto pelo manuseio de brasas e combustíveis utilizados para aumentar o fogo.
Em caso de queimaduras menores, o médico orienta a colocar o local afetado em água corrente por bastante tempo, envolvê-lo com um pano úmido e limpo e procurar um pronto atendimento. Já no tocante às lesões maiores, como a explosão de uma bomba e dilaceramento de uma mão, o paciente deve ser levado urgentemente para um hospital que tenha profissionais médicos nas áreas de ortopedia, cirurgia vascular e plástica, entre outras.
Além disso, é importante lembrar que acidentes com fogos de artifício e fogueiras podem levar a óbito. A fumaça das fogueiras também pode prejudicar pessoas com problemas respiratórios. Portanto, é fundamental seguir as orientações e cuidados preventivos repassados por profissionais da saúde e das forças de salvamento para garantir um São João tranquilo e livre de acidentes.
Vale ressaltar que as fogueiras e os fogos de artifício nas festas juninas permanecem proibidos na Paraíba. O Ministério Público da Paraíba continua adotando medidas rigorosas para combater o uso desses itens nas festas juninas em todo o território paraibano. Nos próximos dias, o órgão deverá realizar rondas para verificar se as normas estão sendo cumpridas.