Bastidores: Moraes mira em Bolsonaro e acerta Tarcísio politicamente

By | 17/06/2023 5:41 am

Decisão rápida sobre inelegibilidade do ex-presidente preocupa apoiadores do governador

(Roseann Kennedy, na Coluna do Estadão, em

Foto do autor: Coluna do Estadão

A decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, de pautar para quinta-feira (22) o julgamento de uma ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atinge em cheio os planos políticos do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A conta é simples: se o TSE tornar Bolsonaro inelegível, Tarcísio vai ser cobrado a se colocar como presidenciável, pois ficará um vácuo na direita a ser preenchido.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.  Foto: ADRIANO MACHADO/REUTERS

Aliados do governador avaliam que a antecipação do pleito de 2026, a princípio, só significa problemas para ele. Além de ficar exposto muito tempo na vitrine até a próxima corrida presidencial, Tarcísio ficará numa situação constrangedora diante de seu eleitorado em São Paulo. “Se assumir agora que tem interesse na cadeira no Planalto, acabou o governo estadual, com apenas seis meses de gestão”, alerta um integrante do próprio partido de Tarcísio.

Para completar a sinuca de bico, se ele negar a intenção de disputar e lá na frente concorrer à Presidência da República, será, no mínimo, alvo de memes questionando a confiabilidade de suas declarações.

Caciques partidários também fazem questão de lembrar o caso João Doria, que chegou à prefeitura já trabalhando para disputar o governo estadual, e mal assumiu o Palácio dos Bandeirantes já pensava no Planalto. Mas não conseguiu nem ser candidato à Presidência.

Anteriormente, em 2004, José Serra (PSDB) chegou a assinar um documento se comprometendo a cumprir o mandato de prefeito até o fim. Depois, deixou o cargo para seguir para o governo estadual. Coincidências à parte, ele também não conseguiu chegar à Presidência da República.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *