Sertão e Alto Sertão começam a sentir as temperaturas menos quentes do ano

By | 24/06/2023 4:35 pm

(Patos Online, com informações da AESA, em 21/06/2023)

A estação de inverno teve início nesta quarta-feira, dia 21 de junho, às 11h58, no Hemisfério Sul, marcando o período em que as temperaturas tendem a ser mais amenas e as chuvas se tornam mais frequentes em algumas regiões do Brasil. Na Paraíba, a estação é caracterizada por reduzidos totais pluviométricos em áreas como o Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão, enquanto no Agreste, Brejo e Litoral, as chuvas representam cerca de 40% do total precipitado no ano.

Durante o inverno paraibano, o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas é conhecido como Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), que consiste em nuvens que se formam no Oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste, atingindo principalmente as regiões do Agreste, Brejo e Litoral. Esses distúrbios contribuem para a ocorrência de chuvas esparsas nessas áreas.

Em relação às temperaturas, espera-se que sejam mais amenas durante o período de inverno na Paraíba. Os valores mínimos podem chegar a 16ºC, especialmente no Agreste e Brejo, enquanto no Cariri, a mínima é em torno de 15ºC. Já as temperaturas máximas tendem a alcançar cerca de 31ºC no Sertão e Alto Sertão.

De acordo com a previsão meteorológica para o decorrer do dia, espera-se um tempo com nebulosidade variável em diversas regiões do estado, com possibilidade da ocorrência de chuvas esparsas principalmente nas áreas do Agreste, Brejo, Litoral e Cariri.

É importante ressaltar que as condições climáticas podem variar ao longo da estação de inverno, e as previsões devem ser acompanhadas regularmente para melhor orientação e planejamento das atividades cotidianas.

A equipe do Patos Online estará acompanhando de perto as mudanças no clima e trará atualizações sobre as condições meteorológicas durante todo o período de inverno.

 

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iconic One Theme | Powered by Wordpress