TRE-PB cassa mandatos de todos os vereadores de Mãe D’água, sertão do estado; Veja lista (com atualização)

By | 10/07/2023 6:12 pm

 (Blog do Jordan, em 10/07/2023)

TRE-PB cassa mandatos de todos os vereadores de Mãe D\\\'água, sertão do estado; Veja lista

 

Em sessão ordinária desta segunda-feira, dia 10 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) retirou o mandato de todos os vereadores da cidade de Mãe D’água, sertão da Paraíba. A decisão veio após a confirmação de que houve o crime de fraude na cota de gênero na cidade.

O crime acontece quando os partidos escolhem pessoas fictícias para burlar a cota de gênero, o número determinado de participação feminina nos pleitos eleitorais. Quando não há a candidatura da cota, os partidos indicam nomes fantasias, o que configura irregularidade eleitoral.

Apesar de o crime ter sido cometido pelo partido Republicanos, o tribunal entendeu que a fraude afetou todos os partidos, o que motivou o pedido de realização de novas eleições para vereadores na cidade, uma vez que o pleito foi anulado pela corte.

Ainda segundo o tribunal, novas eleições devem ser anunciadas em breve e uma nova formação deve assumir o mais rápido possível, segundo decisão do relator e dos demais integrantes do TRE-PB.

Após a decisão, os seguintes parlamentares perderam os seus respectivos mandatos:

Luciano Goga (Cidadania), Luiz Nunes (Republicanos), Kildemí Monteiro (Republicanos), Cledilson Cordeiro (Republicanos), Delma (Republicanos), Vandim Campos (Republicanos), Naldo Medeiros (Cidadania), Del de Rivaldo (Republicanos) e Nelson Pereira (Avante).

O TRE determinou novas eleições para escolhas de todos o vereadores. É que dos nove parlamentares da cidade, seis são do Republicanos, partido onde se verificou a fraude.

Nesses caso, como atinge mais de 50% dos votos, uma nova eleição terá que ser feita para escolher outros nomes.
Os vereadores cassados podem concorrer porque nesse caso não ficaram inelegíveis. (Conversa Política, Jornal da Paraíba)

Veja o vídeo da sessão:

 

 

 

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *