O governador em exercício Lucas Ribeiro entregou, nesta quinta-feira (20), a obra de adequação do Parque Religioso Cruz da Menina e visitou o Centro de Comercialização de Calçados, em Patos. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 2 milhões nas obras do Parque Cruz da Menina, Patrimônio Imaterial da Paraíba, que tradicionalmente recebe centenas de visitantes e fiéis de diversas localidades.
Durante as visitas Lucas Ribeiro destacou o potencial da cidade de Patos, como um polo econômico e turístico. “Hoje realizamos a entrega da obra no Parque Cruz da Menina, um espaço histórico e religioso para a cidade. A gente precisa incentivar o turismo religioso, que atrai multidões”, disse o governador em exercício.
“O Parque foi totalmente recuperado, passando por essa reforma. Isso representa mais uma valorização do setor do turismo religioso dessa região. Também um investimento importante para Patos é o Centro de Comercialização de Calçados, dando a oportunidade de comerciantes e fabricantes gerarem maior renda”, observou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.
O Parque Religioso Cruz da Menina é um equipamento de grande relevância turística e cultural na região. O local conta com templo, casa de velas, alojamento, restaurante, cruzeiro, bateria de banheiros, lojas, casa do administrador, entrada, casa dos milagres. Entre os serviços executados foram demolições e retiradas, estrutura, paredes e painéis, revestimento, coberta, esquadrias, piso, instalação elétrica, instalação de Combate a Incêndio, pintura e outros.
O coordenador do Parque Cruz da Menina, Sidney Silva, disse que desde maio, quando foi reaberto, o local voltou a ter bastante visitantes. “Esse Parque é um grande ponto turístico de Patos, sendo visitado até por pessoas de fora do país. Hoje temos uma boa estrutura com espaço para as missas, um restaurante e oito lojas de artigos religiosos. A reforma trouxe muitas melhorias”, afirmou.
A comerciante Maria Aparecida vende artigos religiosos no Parque Cruz da Menina há mais de 10 anos. “Aqui sempre vem visitantes e turistas. No tempo das romarias é onde o movimento aumenta mais. O local ficou parado para as obras, mas agora está muito bacana. Precisava muito dessa reforma” frisou.
O Parque Cruz da Menina – O local que fica às margens da BR-230, em Patos, é bastante visitado por turistas e fiéis que pagam promessas feitas em memória da menina Francisca, brutalmente assassinada em 1923. Muitos dizem que fizeram pedidos e, por intermédio da menina, alcançaram graças.
A tradição popular conta que tempos depois da morte da menina, um agricultor chamado José Justino do Nascimento fez orações a Deus por intermédio dela, por causa da seca que assolava a região na época. Logo depois, ele cavou uma cacimba onde encontrou água suficiente para salvar seu rebanho. Por causa disso, o agricultor resolveu construir uma capela em memória da menina, que foi inaugurada no dia 25 de abril de 1929. Desde então, pessoas rezam pela alma da garota. Em 2020, o Governo do Estado reconheceu o Parque Religioso Cruz da Menina como Patrimônio Imaterial da Paraíba.