Governador em exercício entrega reforma do Parque Cruz da Menina, em Patos

By | 22/07/2023 6:42 am

 (Portal 40 Graus com Secom-PB    Sexta-Feira, 21 de Julho de 2023)

O governador em exercício Lucas Ribeiro entregou, nesta quinta-feira (20), a obra de adequação do Parque Religioso Cruz da Menina e visitou o Centro de Comercialização de Calçados, em Patos. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 2 milhões nas obras do Parque Cruz da Menina, Patrimônio Imaterial da Paraíba, que tradicionalmente recebe centenas de visitantes e fiéis de diversas localidades.

Durante as visitas Lucas Ribeiro destacou o potencial da cidade de Patos, como um polo econômico e turístico. “Hoje realizamos a entrega da obra no Parque Cruz da Menina, um espaço histórico e religioso para a cidade. A gente precisa incentivar o turismo religioso, que atrai multidões”, disse o governador em exercício.
unnamed (43)

“O Parque foi totalmente recuperado, passando por essa reforma. Isso representa mais uma valorização do setor do turismo religioso dessa região. Também um investimento importante para Patos é o Centro de Comercialização de Calçados, dando a oportunidade de comerciantes e fabricantes gerarem maior renda”, observou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.

O Parque Religioso Cruz da Menina é um equipamento de grande relevância turística e cultural na região. O local conta com templo, casa de velas, alojamento, restaurante, cruzeiro, bateria de banheiros, lojas, casa do administrador, entrada, casa dos milagres. Entre os serviços executados foram demolições e retiradas, estrutura, paredes e painéis, revestimento, coberta, esquadrias, piso, instalação elétrica, instalação de Combate a Incêndio, pintura e outros.

O coordenador do Parque Cruz da Menina, Sidney Silva, disse que desde maio, quando foi reaberto, o local voltou a ter bastante visitantes. “Esse Parque é um grande ponto turístico de Patos, sendo visitado até por pessoas de fora do país. Hoje temos uma boa estrutura com espaço para as missas, um restaurante e oito lojas de artigos religiosos. A reforma trouxe muitas melhorias”, afirmou.
unnamed (44)

A comerciante Maria Aparecida vende artigos religiosos no Parque Cruz da Menina há mais de 10 anos. “Aqui sempre vem visitantes e turistas. No tempo das romarias é onde o movimento aumenta mais. O local ficou parado para as obras, mas agora está muito bacana. Precisava muito dessa reforma” frisou.

O Parque Cruz da Menina – O local que fica às margens da BR-230, em Patos, é bastante visitado por turistas e fiéis que pagam promessas feitas em memória da menina Francisca, brutalmente assassinada em 1923. Muitos dizem que fizeram pedidos e, por intermédio da menina, alcançaram graças.

A tradição popular conta que tempos depois da morte da menina, um agricultor chamado José Justino do Nascimento fez orações a Deus por intermédio dela, por causa da seca que assolava a região na época. Logo depois, ele cavou uma cacimba onde encontrou água suficiente para salvar seu rebanho. Por causa disso, o agricultor resolveu construir uma capela em memória da menina, que foi inaugurada no dia 25 de abril de 1929. Desde então, pessoas rezam pela alma da garota. Em 2020, o Governo do Estado reconheceu o Parque Religioso Cruz da Menina como Patrimônio Imaterial da Paraíba.
unnamed (46)

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *