(Coordecom, em 31/07/2023)
Recentemente o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, juntamente do secretário de Serviços Públicos do Município, Josimar Barbosa, estiveram na cidade de São José do Egito-PE, para visitar as obras de um cemitério vertical.
Não é de agora essa preocupação do prefeito Nabor e do secretário Josimar Barbosa, sobre a falta de espaço nos cemitérios de nossa cidade que já estão superlotados.
Segundo Josimar Barbosa, já existe um cemitério modelo vertical construído em Caruaru-PE, e com a construção de outro no mesmo padrão em São José do Egito-PE, que é mais próximo a Capital do Sertão paraibana, ele e o prefeito foram conhecer o projeto.
“Devido a preocupação de não ter mais espaço nos cemitérios de nossa cidade, não de agora, mais de muito tempo. Desde o início da gestão que nós temos essa preocupação junto com o prefeito, devido os cemitérios estarem todos superlotados. Então, como tem um cemitério modelo vertical em Caruaru, e está em construção um agora próximo daqui de Patos, em São José do Egito, de imediato consultei o prefeito Nabor, ele se prontificou e fomos conhecer o projeto”, disse Josimar.
O secretário de Serviços Públicos e o prefeito de Patos foram recepcionados pelo prefeito da cidade pernambucana, Evandro Valadares, juntamente dos engenheiros e responsáveis pela obra, e ao retornar já iniciaram a busca por um terreno para receber a estrutura desse novo cemitério.
Comentário nosso
A ideia é interessante por demandar menos espaço para sua implantação. Mas me preocupam algumas situações com seus inconvenientes. As urnas têm que ser bem lacradas para evitar exalação de odores. No caso de morrerem duas pessoas da mesma família com pouco tempo de distância, haver a necessidade de uma outra urna para quem morrer posteriormente. O que era evitado nos sistemas antigos onde havia mais de uma vaga em cada túmulo. O outro é que no dia de Finados pode se acotovelar muita gente nas visitas aos familiares, por estarem muito próximos uns dos outros. Como o modelo é novo, outros incovenientes podem ser observados ao longo do tempo. Eu continuo a preferir o sistema antigo e desejo ir para o São Miguel, para o túmulo onde estão os meus pais, avós e outros parentes meus. (LGLM)