(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 04/09/2023)
Em menos de 30 dias, a comunidade rural do assentamento 1º de Maio, localizada no Município de Matureia, na região metropolitana de Patos, presenciou o furto e a matança de duas vacas pertencentes aos pequenos criadores. Neste sábado, dia 02 de setembro, mais uma vaca foi furtada do curral e esquartejada no mato.
O agricultor Adriano Cordeiro, que reside no assentamento 1º de Maio, foi um dos que teve uma vaca furtada e ao realizar buscas encontrou os restos do animal em um matagal nas imediações da comunidade rural.
Adriano e outros pequenos agricultores estão vivendo uma situação de tensão e revoltados com o que vem acontecendo. Os cidadãos destacam a insegurança vivida e pedem providências às autoridades da segurança pública para que os ladrões de gado sejam encontrados e punidos.
“É revoltante…a pessoa trabalha tanto para criar os bichinhos aí vem um vagabundo, indivíduo, e faz esse tipo de serviço. Essas carnes podem estar sendo vendidas aqui mesmo na região…”, desabafou Adriano.
Vaca furtada e morta
Comentário nosso
Antigamente para afugentar estes vagabundos bastava um tiro de espingarda de soquete carregada com sal. Não matava mas ardia para danar, segundo quem foi vítima. Mas, hoje, pobre não pode nem possuir uma espingarda de seta. Embora uma espingarda de chumbinho, carregada com bolinha de aço e com boa pontaria, possa desestimular também. Como funciona em rato, também deve funcionar em rato de dois pés. Por sinal, não sei o que têm estes assentamentos para serem tão vulneráveis ao roubo. Tanto eles como seus arredores. (LGLM)