Prefeito de Triunfo exonera servidores contratados e comissionados e retira gratificações de efetivos (seguido de comentário nosso)

By | 04/09/2023 9:25 am
(Parlamento PB, em 03/09/2023)

O primeiro a anunciar uma série de medidas de contenção de gastos por causa da diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi o prefeito de Sapé, Major Sidnei. Mas, o prefeito de Triunfo, Espedito Filho, seguiu o mesmo caminho. Na sexta-feira (1º), ele publicou um decreto para exonerar todos os servidores contratados e comissionados, além de retirar as gratificações dos efetivos.

De acordo com o decreto 037/2023, a prefeitura ‘‘Rescinde todos os contratos por excepcional interesse público e exonera todos os ocupantes de cargo em comissão e ainda retira todas as gratificações dos servidores efetivos do município de Triunfo-PB’’.

“Isso afeta todo mundo, porque com menos dinheiro, a gestão fica refém das contas no vermelho e infelizmente tem que demitir funcionários como da nossa gestão em Triunfo. Isso prejudica o comércio da cidade e não é bom pra ninguém.”, comentou o prefeito.

Comentário nosso

O colega esqueceu de dizer no texto da matéria (o que só vim ver na transcrição do decreto) que se trata de Triunfo (PB), já que existe uma Triunfo (PE). Este prefeito está no caminho certo, já apontado por nós. Cortando as GORDURAS. E concordo com as resalvas em dois casos. Alguns comissionados são necessários, como os principais secretários. Outro com relação às gratificações, algumas são justificáveis e legais e deveriam ser respeitadas.  Entre os contratados algumas contratações são também imprescindíveis. Mas a filosofia do prefeito, “cortar as gorduras”, está correta. Ele vai pagar por isso, pois a sua decisão é altamente antipática. Mas está mostrando que é um administrador de fato. Se a receita cai, o caminho correto é cortar as despesas. Mas é preciso ser macho também. Durante a semana, vários outros prefeitos anunciaram demissões para adequar a despesa à receita reduzida pela queda do FPM. (LGLM)

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *