Lula faz desfile do 7 de Setembro em Brasília com Zé Gotinha e pose com chefes das Forças Armadas

By | 07/09/2023 12:38 pm

(Guilherme Mazui, Pedro Henrique Gomes, Bruna Yamaguti, g1, em 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (7), do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Lula chegou ao desfile em carro aberto, em pé, acompanhado da primeira-dama, Janja. O presidente usava a faixa presidencial recebida na posse em janeiro, e Janja um vestido vermelho. O casal acenou para o público que lotava as arquibancadas e seguiu para a tribuna de honra, com cerca de 200 lugares para autoridades. Não houve discursos.

Na tribuna de honra, além de Lula e Janja, estavam:

  • o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin;
  • ministros como Márcio França (Micro e Pequena Empresa), Margareth Menezes (Cultura), Cida Gonçalves (Mulheres) e Nísia Trindade (Saúde);
  • o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas – ambos, cotados para uma vaga no STF;
  • o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

O personagem Zé Gotinha, mascote da campanha de vacinação no país, desfilou em cima de um carro do Corpo de Bombeiros do DF e foi aplaudido pelo público.

Zé Gotinha participa de desfile de 7 de Setembro, em Brasília

Zé Gotinha participa de desfile de 7 de Setembro, em Brasília

Em outro momento que marcou a diferença do desfile em relação aos anos anteriores, Lula posou de mãos dadas com o ministro da Defesa, José Múcio, e com os chefes das Forças Armadas:

  • o comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva;
  • o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno;
  • o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen.

 

Lula dá a mão para militares em desfile de 7 de Setembro — Foto: Reprodução/GloboNews

Lula dá a mão para militares em desfile de 7 de Setembro — Foto: Reprodução/GloboNews

Paz, ciência, vacinação e Amazônia

Este é o primeiro 7 de Setembro deste mandato de Lula. O governo quis marcar a data fazendo uma contraposição aos desfiles de anos anteriores. Lula e equipe quiseram ressaltar a união nacional, a democracia e a relação institucional entre o poder civil e as Forças Armadas.

Eram esperadas 30 mil pessoas para o desfile, que teve quatro eixos temáticos:

  • paz e soberania
  • ciência e tecnologia
  • saúde e vacinação
  • defesa da Amazônia

Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV na noite da quarta (6), Lula disse que o 7 de Setembro não seria um dia “nem de ódio, nem de medo, e sim de união”. Lula defendeu, ainda, que a celebração da Independência deverá lembrar que o Brasil é “um só”.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *