Em Patos, Grito dos Excluídos e Excluídas mostra união em busca de dignidade humana e justiça social – Veja fotos!

By | 07/09/2023 1:37 pm

(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 07/09/2023)

O 29º Grito dos Excluídos e Excluídas foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 07 de setembro, na Concha Acústica Nilson Batista, na antiga Praça João Pessoa, no centro de Patos. O evento acontece em todo o Brasil e faz um contraponto reflexivo sobre a verdadeira independência do Brasil em meio às profundas desigualdades sociais que aflige milhões e milhões de brasileiros.

O Grito dos Excluídos e Excluídas vem sendo realizado desde 1995 e nasceu das atividades propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A cada ano, o evento propõe um tema e o de 2023 é: “Você tem fome e sede de quê?”.

Além de apresentações culturais, a exemplo de Zé Nilton do Acordeon e seu regional, as pastorais mostraram atividades que vem acontecendo nas comunidades. A Pastoral do Menor, da Paróquia de Nossa Senhora das Neves, no Conjunto Bivar Olinto, trouxe a demonstração de karate. O grupo de Capoeira Cordão de Ouro, o Projeto Tocando a Vida e outros se fizeram presentes, além de contribuições de voluntários para organização e abrilhantar o evento.

Lutadores sociais e representantes de movimentos fizeram uso da palavra e destacaram a importância da caminhada em busca de justiça social, dignidade humana e união por uma sociedade de fraternidade e paz. O Bispo Dom Eraldo, da Diocese de Patos, disse que a data da independência serve para que, de fato, se lute pela independência de verdade. Perguntando quais são as fomes e as sedes que ainda estão presentes na vida do nosso povo, o Bispo afirmou que precisamos buscar solução para as mazelas sociais que ainda afetam a vida do povo.

Os vereadores José Gonçalves e Jamerson Ferreira falaram em nome dos seus mandatos e parabenizaram o Grito dos Excluídos e Excluídas pela realização. Vários lutadores sociais usaram o microfone para relatar problemas sociais, dificuldades enfrentadas no dia a dia e criticaram as políticas desenvolvidas atualmente para resolver os problemas que atingem o povo mais carente, pobre e trabalhador.

Por meio de iniciativa e esforços dos organizadores, todos os participantes foram servidos com um café da manhã com frutas, bolos, cuscuz e socos. Ao final do evento também ocorreu almoço na Catedral de Nossa Senhora da Guia. Pessoas em situação de rua e todos os demais na caminhada almoçaram juntos.

O evento teve seu encerramento com uma caminhada da Praça do CEPA até a Catedral de Nossa Senhora da Guia. O Padre Sebastião iniciou a oração do Pai Nosso e foi seguido por todos irmanados e compenetrados na luta por uma sociedade de dignidade humana.

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *