“Não há ameaça, mas atenção maior”, diz general sobre o 7 de Setembro

By | 07/09/2023 5:57 am

Ministro do GSI diz que sucesso das festividades será a presença de pessoas vibrando com a data

 

(Coluna do Estadão, com Roseann Kennedy, em 06/09/2023)

Foto do autor: Coluna do Estadão

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Amaro, está confiante de que o 7 de Setembro deste ano será um sucesso e ocorrerá em absoluto clima de normalidade institucional e democrática. Em conversa com a Coluna, ele disse que o dimensionamento de efetivos foi decidido com base em análise multilateral e fez questão de reforçar: “Não há ameaças, mas há atenção maior”.

General Marcos Amaro, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
General Marcos Amaro, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.  Foto: Marcos Correa/PR

Para o general, o sucesso será “a presença das pessoas, vibrantes com a data, alegres com o 7 de Setembro”, concluiu.

Em Brasília, o governo do Distrito Federal prepara um esquema de segurança de grandes proporções para o primeiro desfile cívico-militar do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Secretaria de Segurança Pública não quer arriscar uma reedição do levante de 8 de Janeiro e, para isso, mobiliza tropas equiparáveis ao contingente empregado na posse presidencial do início deste ano. O aparato é reforçado com a Inteligência da Polícia Militar do DF (PMDF) apontando para a ausência de risco no feriado de 7 de Setembro.

Há atenção também nas outras unidades da federação. Como informou o Estadãoo Exército vai mobilizar 17 mil homens no desfile cívico de 7 de setembro nas sedes de oito comandos da área da Força terrestre.

O número é inferior ao mobilizado em 2022, quando o País comemorou os 200 anos da Independência. Mas, apesar de não ser esperado nenhum discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a exemplo do que seu antecessor Jair Bolsonaro fizera nos anos anteriores para seus seguidores em Brasília, no Rio e em São Paulo, o risco de confusão permanece.

Desfile militar do 7 de Setembro
Desfile militar do 7 de Setembro  Foto: Tiago Queiróz/AE

O desfile cívico-militar em Brasília

O desfile do 7 de Setembro, em Brasília, deve contar com a participação de cerca de dois mil militares, que irão desfilar pela Esplanada dos Ministérios e fazer demonstrações aéreas na capital federal. A expectativa do Palácio do Planalto é que 1.000 membros do Exército Brasileiro, 600 da Marinha do Brasil e 400 da Força Aérea Brasileira (FAB) realizem uma marcha para um público estimado de 30 mil pessoas.

Lula gastou R$ 3 milhões em evento, e espera despolitizar feriado vinculado à Bolsonaro

O governo tenta desvincular o feriado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que explorava a data nacional para realizar atos políticos. Na contratação da empresa que vai fazer a montagem e organização do desfile do Dia da Independência, Lula gastou R$ 3 milhões, valor mais do que o dobro gasto por Bolsonaro em seu primeiro ano de mandato.

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *