MAESTRO DA 26 DE JULHO: SEU HERMES

By | 11/09/2023 8:09 pm

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 26/07/2023)

Nos últimos 92 anos, 42 maestros passaram pela regência da Filarmônica Municipal 26 de Julho. O Primeiro foi Anésio Leão (fundador) e o atual Marklean Pereira. Todos ocuparam a função com muita dedicação e empenho. Comprometidos com a função que ocupavam, procurando cotidianamente dar a sua contribuição, fazendo sucesso e ganhando notoriedade pelos relevantes serviços prestados a sociedade patoense.
E um dos responsáveis por esta marca foi o músico HERMES BRANDÃO, uma das pessoas que contribuir de forma significativa com o crescimento musical da “Morada do Sol”. Inclusive, chegando a ocupar por seis vezes, o cargo de maestro da Banda 26 de Julho.
Hermes Brandão herdou do pai, que tocava clarinete, o interesse pela música. Ele sempre o acompanhava em todas as suas apresentações.
Os seus primeiros acordes foram emitidos em 1929, ainda com 11 anos de idade, na Banda de Música Municipal de Patos, ao lado de afamados músicos, a exemplo de Cornélio Calazans, Adauto Camilo e Osvaldo Porto.
No início da sua carreira tocou trompa e sua primeira experiência pública aconteceu na Festa da Padroeira da cidade de Malta. Com o passar do tempo, Hermes tocou soprano, tenor, clarinete, pistão e saxofone; este último, uma de suas grandes paixões, o acompanhou por toda a vida.
Durante o tempo que serviu ao exército, Hermes conviveu com Severino Araújo, maestro prestigiado da Orquestra Tabajara, onde inclusive tocaram juntos e se tornaram grandes amigos.
Hermes foi aluno de Anésio Leão, por um ano estudou com ele teoria musical e, ao assumir o cargo de contramestre na gestão do professor Marinho, já demonstrava grandes habilidades musicais.
No dia 15 de junho de 2000, uma quarta-feira, por volta das 23:00 horas, o inesquecível maestro da Filarmônica 26 de Julho faleceu na cidade fde Patos. Era uma das figuras mais conhecidas e reverenciadas da sociedade da “Capital do Sertão”.
Conheça o Hino que conta a evolução histórica da
Filarmônica 26 de Julho, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=SWTvYDDhyk4

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *